No “Casa Feliz”, da SIC, Diana Chaves e João Baião vestiram os aventais para entrar na cozinha e pôr as mãos na massa. Enquanto fazia o preparado, a estrela das manhãs da SIC revelou o segredo que todos querem saber: como cortar cebola sem chorar.
A apresentadora pôs a língua de fora e explicou: “Veio cá um cientista que disse quando quando se corta cebola, para não chorar, o truque é meter a língua de fora”.
Mas caso não queira estar sempre com a língua de fora, impossibilitado(a) de conversar com a sua família, pode colocar um pano húmido no ombro. “Ou alguma coisa húmida. Por exemplo, também se pode molhar o pano e pôr assim [no ombro]”, explicou Diana.
Cientista explica tudo
Num vídeo partilhado no Instagram oficial do formato, foi recordada a explicação do tal cientista de que Diana Chaves falou. Nuno Maulide esteve com os apresentadores e explicou o que realmente acontece quando cortamos uma cebola. “A cebola tem uma série de mecanismos de defesa para se proteger de predadores. Existem uma série de composto na casca da cebola que estão guardadinhos à espera que alguém ataque a casca”, começou por explicitar.
“Nós vamos cortando a cebola e vai-se libertanto um composto que tem a particularidade de se acumular em qualquer superfície molhada que encontre. No nosso caso a primeira superfície húmida são os nossos olhos. Por isso, mesmo se pusermos uns óculos de sol, as moléculas libertam-se em estado gasoso e vão até à primeira superfície molhada.”
Dada a explicação, Nuno Maulide confirmou que pondo a língua de fora ou recorrendo a um pano molhado, essas moléculas que fazem chorar vão ser absorvidas por essas superfícies molhadas.
Assista ao vídeo:
Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram