Iñaki Urdangarín
Deve admitir culpa para escapar à prisão

Realeza

Genro do rei de Espanha está acusado de desviar fundos públicos

Ter, 01/05/2012 - 23:00

A família real espanhola vive dias difíceis. No meio de um escândalo, por se ter tornado público que o rei gastou pelo menos 30 mil euros para caçar elefantes no Botswana, surge agora a notícia de que Iñaki Urdangarín, genro de Juan Carlos e marido da infanta Cristina, planeia declarar-se culpado no caso Palma Arena, em que está acusado de desvio de fundos públicos, para escapar à prisão efetiva.

De acordo com o El Mundo, o advogado do duque de Palma avisou o Ministério Público espanhol da disponibilidade do seu cliente de assumir a culpa com a contrapartida de não ser condenado a uma pena de prisão superior a dois anos. Como não tem antecedentes criminais, isso significa que não será preso. Ainda de acordo com a mesma publicação, o mesmo terá sido feito por parte de Diego Torres, sócio de Inãki Urdangarín que também responde por desvio de fundos públicos, o que leva a crer que se trata de uma decisão em conjunto.

Recorde-se que o marido da infanta Cristina afirmou em fevereiro ser inocente. Contudo, de acordo com a Imprensa espanhola as provas recolhidas pelos investigadores apontam que a condenação é inevitável.

Para além de se declararem culpados, Iñaki e Diego Torres prometem ainda devolver o dinheiro desviado através do Instituto Nóos, uma sociedade sem fins lucrativos. No entanto, o advogado de Diego Torres, Manuel Gonzáles Peeters, já negou à agência Efe ter proposto este acordo.  Também o advogado do duque de Palma já respondeu a estas notícias negando ter entrado em contacto com as autoridades.

Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram