De Morangos Com Açúcar à Globo
O realizador português que «está a dar cartas» no Brasil

Nacional

Hugo de Sousa mudou-se recentemente para o Rio de Janeiro, no Brasil, onde dirige a novela «Orgulho e Paixão» da Rede Globo e falou connosco sobre esta experiência.

Qui, 21/06/2018 - 16:28

Hugo de Sousa, que no próximo dia 23 de junho completa 41 anos, é um realizador e diretor português. «Morangos Com Açúcar», diz-lhe alguma coisa? Foi ele quem dirigiu a série, desde a primeira temporada. E foram nove, no total. Nomes como Rita Pereira, Sofia Ribeiro, Cláudia Vieira ou Pedro Teixeira «passaram pelas mãos» de Hugo.  E tão jovens que eram.

O diretor começou a trabalhar na Plural Entertainment Portugal em 1999, quatro anos antes de estrear a série juvenil, que tantas saudades deixa ao público português. O primeiro casal «moranguito» foi Pipo (João Catarré) e a Joana (Benedita Pereira). 

Em 2017, Hugo de Sousa cruzou o Atlântico, para abraçar um novo desafio: fazer parte da equipa de direção de novelas da Rede Globo. Pouco antes de rumar ao Rio de Janeiro, no Brasil, o realizador ainda arrancou «Jogo Duplo», novela da TVI que está no ar. 

«Orgulho e Paixão», assim se chama o primeiro projeto desta nova aventura do português. Trata-se da 91ª «novela das seis» da empresa brasileira e conta com nomes como Thiago Lacerda, de 40 anos, e Alessandra Negrini, de 47, no elenco.

«Existem neste momento vários projetos em avaliação para o ano que vem, mas decidi que até acabar esta novela não irei decidir se volto para Portugal ou se fico cá mais uma temporada», começou por dizer o profissional da televisão ao site da revista VIP.

O regresso de Morangos Com Açúcar

«Existem vários movimentos para o regresso da série. Tanto dos fãs como das entidades competentes. A vontade também existe, mas não sei se vai acontecer ou não. Adoraria que voltassem e gostaria muito de ser eu a dirigir os Morangos 10»,  revelou, levantando um pouco do véu de que o regresso da mítica série não é de todo descartado pela estação de Queluz de Baixo.

Quando questionado sobre as diferenças entre Portugal e o Brasil, no que diz respeito à produção de telenovelas, deixa claro: «Não são muitas as diferenças. A forma de fazer é a mesma, mas os orçamentos aqui são muito superiores. É um mercado para 200 milhões de espectadores». «Sem dúvida que a qualidade da escrita e da estrutura na Globo é muito grandiosa», completou.

Sucessos que ecoaram no estrangeiro

Ao longo destes 23 anos de carreira, já conta com um Emmy na bagagem. Foi em 2010, com «Meu Amor», também da TVI, que conquistou o prémio de Melhor Novela Internacional, pela primeira vez na história da televisão portuguesa.

Recentemente também coordenou «Ouro Verde», a novela protagonizada por Diogo Morgado e Joana de Verona, que deixou os portugueses colados ao ecrã, a cada episódio que ia para o ar.

Carreira sólida que despertou a atenção da Globo. «Não foi um trajeto planeado ou pensado, mas acabou por acontecer. E do qual me orgulho muito!», confessou o homem que está sempre por detrás das câmaras.

Veja as fotos na nossa galeria e relembre algumas novelas da TVI.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram