Dalila Carmo e Ana Sofia Martins vão fazer parte do elenco da primeira coprodução internacional da estação de Queluz de Baixo. A série “João Sem Deus”, na qual ambas as atrizes vão ser protagonistas, é baseada em factos reais, resultando de uma parceria entre a TVI e o Canal Brasil em conjunto com as produtoras Ventre Studio e Coral europa.
Dalila Carmo integra atualmente o elenco de Por Ti, SIC, onde dá vida a Mónica.
Para além das duas atrizes portuguesas, o elenco irá também contar com atores brasileiros como Marco Nanini ( João de Deus), Bianca Comparato, Karine Teles e Antonio Saboia.
Em comunicado, Cristina Ferreira, diretora de Ficção e Entretenimento da TVI, refere que “está muito feliz por ser (a TVI) parceira nesta coprodução que ficciona uma história de impacto mundial e que terá duas atrizes portuguesas no elenco”. “Estamos ansiosos e expectantes com o início das gravações e com a certeza de que será um grande projeto”, diz Cristina.
Dalila Carmo e Ana Sofia Martins de volta à TVI
A nova série será transmitida na TVI e marca o regresso de Dalila Carmo ao canal e de Ana Sofia Martins à ficção. Dalila Carmo terminou o contrato com o canal de Queluz de Baixo em 2021 após ter gravado a série Pecado.
Ana Sofia Martins decidiu investir numa carreira internacional, tendo terminado a relação contratual com a TVI em 2020. A atriz foi protagonista de novelas como A Única Mulher e Ouro Verde.
“Com a parceria do Canal Brasil, Coral Europa e TVI, estamos realizando uma das primeiras coproduções internacionais para séries independentes no país, uma prática cada vez mais comum nos territórios Europeus e Norte Americanos. A série se torna assim pioneira, tanto na forma e alcance de seu conteúdo, quanto na estruturação inovadora de negócio”, afirma Paula Cosenza, Produtora e uma das sócias do Ventre Studio.
“João Sem Deus” acompanha a vida de João Teixeira de Faria, que ficou conhecido no Brasil como João de Deus. Ao longo dos anos, o curandeiro foi acusado de abusos sexuais por centenas de mulheres, tendo sido julgado e condenado a 19 anos de prisão por crimes sexuais e também falsidade ideológica, corrupção de testemunha e coação e posse ilegal de armas de fogo e munição. João Teixeira de Faria encontra-se preso desde 2020.
A série conta ainda a história do regresso de duas irmãs à Abadiânia 17 anos antes da prisão de João de Deus. Uma delas sofre um trauma após ser violada, enquanto a outra se transforma numa leal funcionária de João de Deus. O desenrolar da história faz-se à volta do reencontro das irmãs.
A realizadora Marina Person, revela ainda que “as três protagonistas da série representam as mulheres reais que começaram o escândalo: Carmem representa a fé nos poderes de cura de João de Deus, Cecília representa as vítimas de abuso e Ariane, filha de Carmem, faz o papel de uma menina que só percebe que foi abusada após a fala de outras mulheres”.
Equipa de produção maioritariamente feminina
De acordo com o comunicado enviado pela TVI a série possui uma equipa de produção maioritariamente feminina, principalmente nas “posições de liderança”. Em “João sem Deus”, as principais decisões são tomadas por mulheres.
A produção é também acompanhada pela ‘Bem Querer Mulher’, uma iniciativa de acolhimento para mulheres que sofrem violência no Brasil, prestando apoio presencial durante as gravações das cenas mais delicadas.
Texto: Sofia Mendes; Fotos: redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram