Mais do que nunca o reforço do nosso sistema imunitário deve ser encarado como uma prioridade para todos. Para isso muito contribui uma alimentação saudável. Mais do que saber que alimentos devemos incluir à nossa dieta (conheça aqui dois sumos que ajudam fortalecer o sistema imunitário), devemos saber evitar comportamentos que prejudicam as defesas do nosso organismo. A publicação Health, uma referência em assuntos relacionados com a saúde, fez uma lista com hábitos alimentares que enfraquecem o nosso sistema imunitário. São seis tópicos que roçam o senso comum, que todos nós, em algum momento, já identificámos como prejudiciais à saúde. Ainda assim, como tantas vezes, o óbvio às vezes não é assim tão óbvio.
Comportamentos alimentares que enfraquecem o sistema imunitário:
Excesso de sal. O consumo excessivo de sal é usualmente associado à pressão alta. Mas um estudo recente do Hospital Universitário de Bonn, na Alemanha, conclui que o excesso de sal pode levar a deficiências imunitárias. Os cientistas descobriram que quando os rins excretam excesso de sódio, ocorre um efeito dominó que reduz a capacidade do organismo de combater infeções bacterianas.
Beber álcool em demasia. Um artigo publicado na revista Alcohol Research, revelou uma relação há muito tempo conhecida entre o consumo excessivo de álcool e uma resposta do sistema imunitário enfraquecida. O efeito inclui um aumento da suscetibilidade à pneumonia e uma maior probabilidade de desenvolver síndromes de stress respiratório agudo.
Continue a ler no paraeles.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”