Cuca Roseta revelou como mantém a sanidade mental
O ioga e a meditação são o grande segredo de Cuca Roseta. “Não gosto da Cuca que não faz ioga nem meditação. Fica stressada, impaciente, com pensamentos tristes…”, confessou a Fátima Lopes, em 2020, quando foi convidada para o Conta-me como és, na TVI.
“Consideras-te uma pessoa triste?”, perguntou Fátima Lopes. “Não me considero uma pessoa triste, mas trago grande tristeza dentro de mim. Não tive uma vida fácil do lado amoroso, sofri bastante, sempre quis encontrar o príncipe encantado dos filmes da Disney. (…) Tive várias tentativas em que não correu bem e eu sofria muito, trouxe-me muita tristeza, mas também me fez crescer.”
Maria Isabel, mais conhecida por Cuca Roseta, é a mais nova de cinco irmãos e aquela que decidiu seguir uma vida artística, mesmo que os pais desvalorizassem o seu sonho da música.
Começou a cantar no Clube de Fado, onde brilhou durante 12 anos, mas os pais, Nani e Miguel Roseta, demoraram “algum tempo” a ir ouvi-la.
“Quando acabei, a minha mãe começou a chorar e só dizia: ‘Como é que é possível cantares assim e nós não sabermos?’”, recordou visivelmente emocionada Cuca Roseta, que só recebeu o grande apoio dos pais muito mais tarde.
«Sempre disse à minha mãe que queria cantar, mas ela tinha medo, como qualquer mãe. Queria que eu tirasse um curso superior. Quando isso aconteceu, cheguei a casa com o meu diploma e disse-lhe: “É um presente para a mãe, agora vou cantar!”», contou entre risos aquela que se formou em Psicologia.
“Precisava que os meus pais chegassem neste dia e dissessem: “Ok, tu nasceste para cantar!” E isso aconteceu neste dia, em que eles disseram: “Uau, tu realmente tens qualquer coisa de especial. A partir daí foi muito mais fácil e comecei a voar. Precisava mesmo do apoio dos pais.”
“Precisava de alguém que me amasse como eu sou”
Ao longo da conversa com Fátima Lopes, Cuca Roseta emocionou-se várias vezes, principalmente ao falar da família. Para além dos pais, também o marido, João Lapa, fez questão de deixar algumas palavras de carinho, deixando-a comovida. Apesar da distância, visto que o preparador físico vive em Inglaterra, a fadista assume ser «muito feliz e realizada» ao lado do homem da sua vida.
“Precisava de alguém que me amasse como eu sou e o João é essa pessoa, não foi fácil… Sou muito afetiva, carente, preciso muito de abraços, isso nem sempre condiz com a imagem que criam de mim. Acham que sou arrogante, mas é o contrário», referiu. «Todos os dias lhe digo que ele é o meu príncipe encantado”, disse sorridente.
Os vídeos dos filhos, Lopo Maria e Benedita, deixaram também a fadista em lágrimas.
Texto: Ana Lúcia Sousa com Filipa Rosa; Fotos: Arquivo Impala e reprodução redes sociais