Crónica do cabeleireiro dos famosos
David Xavier dá 5 dicas para combater o cabelo opaco

Nacional

David Xavier, cabeleireiro do Atelier Chiado Hair Salon e cronista das revistas Nova Gente e VIP, escreve esta semana sobre truques para evitar o cabelo sem bilho.

Seg, 21/12/2020 - 21:50

Após estar no salão de cabeleireiro, qualquer pessoa sai com os fios de cabelo completamente renovados, impecáveis e brilhantes.

Contudo, e em casa, são negligenciados alguns “rituais de beleza”, o que torna, por norma, o cabelo mais opaco, isto é, com um aspeto sem vida, pouco saudável e por consequência, com muito pouco brilho.

Na verdade, o brilho é resultado de uma fibra capilar bem tratada, ou seja, hidratada e com as cutículas seladas.

Deste modo, elaborei um conjunto de alguns truques que ajudam a manter o aspeto de cabelo saído do cabeleireiro, mas em casa.

1. Corte o cabelo com frequência

Grande parte das pessoas só procura um profissional de cabeleireiro para cortar quando decide mudar de forma radical o visual.

No entanto, no período entre “cortes”, os fios de cabelo sofrem várias agressões, como são os casos da poluição urbana, do sal do mar, do cloro das piscinas e até das descolorações, das colorações. O cabelo, quando é exposto a este tipo de ataques, pode provocar pontas duplas e ressecadas, e a porosidade fica visível.

Por isso, procure um bom profissional de cabelos e aposte num corte de três em três meses para manter os fios de cabelo bonitos.

2. Use produtos específicos para dar brilho

Não há melhor pessoa para aconselhar o produto específico para dar brilho ao seu cabelo do que um cabeleireiro, sobretudo, se ele conhecer já o histórico dele.

Um bom cabeleireiro é o responsável pela indicação correta de produtos específicos para recuperar os fios.

Contudo, e atendendo ao carácter escrito desta crónica, é impossível fazer qualquer tipo de avaliação.

Apesar disso, aconselho que a manutenção em casa seja realizada com a linha Diamond, da Alfaparf Milano, que é enriquecida com óleos nutrientes que recuperam a luminosidade e nutrem a fibra capilar.

3. Lave o cabelo com água morna ou fria

Sei que pode parecer antagónico recomendar que lave o cabelo com água morna com tendência a fria no inverno, mas a verdade é que a água quente estimula a oleosidade na raiz e promove as pontas secas, isto porque dilata a cutícula e a porosidade fica visível a olho nu.

Caso não seja possível tomar um banho com água morna ou fria do início ao fim, lave os fios de cabelo com a água fria no final do banho, pois a temperatura fria fecha a cutícula e o brilho aparece. Aconselho o shampoo Diamond Illuminating Low da Alfaparf Milano que proporciona uma luminosidade extrema, deixando os cabelos macios e sedosos.

4. Use protetor térmico antes de secar o cabelo

Antes de usar o secador ou uma placa térmica, aplique o protetor térmico Alfaparf Milano Semi Di Lino Diamond Leave-In Fluid All-In-One. Este produto repara a fibra capilar e promove resistência aos fios para a exposição ao calor, mesmo até aos raios UV.

Use os aparelhos de calor mantendo sempre uma distância considerável, isto é, de um palmo dos fios (20 centímetros).

Se estiver a usar só secador, seque o cabelo com o bico para baixo, na direção do crescimento do cabelo. No final da secagem, mude para o ar frio para ajudar a manter a forma desejada. Se estiver a usar uma placa térmica, evite passar várias vezes na mesma zona capilar. Assim, evita que o seu cabelo fique estragado.

5. Contenha o frisado

O frisado é uma consequência de cabelos ressequidos. Além de criar volume, dá um aspeto descuidado e pouco saudável.

Para controlar os fios rebeldes, aposte em produtos que hidratem e nutram a fibra capilar, como a máscara Diamond Illuminating Mask da Alfaparf Milano que é um tratamento intensivo condicionador que favorece a coesão das cutículas para uma luminosidade extrema, deixando os cabelos macios e sedosos.

Siga a Revista VIP no Instagram