Lourenço Ortigão, de 31 anos, virou a página e arranca agora um novo capítulo da sua vida profissional. Ao fim de 12 anos na TVI, o ator decidiu não renovar o contrato de exclusividade que o ligava à estação de Queluz de Baixo… apesar de a Diretora de Entretenimento e Ficção, Cristina Ferreira, ter projetos para ele.
Isso mesmo garantiu fonte oficial da TVI, no dia 20 de maio, quando confrontada pela TV 7 Dias com uma notícia que dava conta da vontade que Lourenço Ortigão teria de deixar o canal. “A Cristina Ferreira olha para o Lourenço Ortigão como um rosto da estação e já tem projetos para ele que estão a ser trabalhados”, assegurou a TVI, na altura, em exclusivo à referida revista.
Mesmo com fonte oficial da estação da Media Capital a reforçar que “a TVI contava com Lourenço Ortigão”, o ator manteve a sua decisão e, nesta quinta-feira, 1 de julho, comunicou-a nas redes sociais. Na primeira reação do canal de Queluz de Baixo à mensagem do artista, enviada à redação da TV 7 Dias, não havia qualquer referência aos tais projetos a que, há menos de dois meses, a TVI se referia.
“É normal cada um seguir o seu caminho. No caso do Lourenço Ortigão, foi ele que quis rescindir, mas ele, tal como outros atores, tem a porta aberta. Estamos sempre disponíveis para trabalhar, independentemente de serem eles a rescindir”, fez saber fonte oficial da estação.
Logo a seguir, lembrou a política que o grupo de que o canal faz parte está a assumir de há uns meses para cá. “Nos últimos meses, o grupo Media Capital tem tomado uma série de iniciativas para preparar todas as suas empresas para os desafios futuros. Este novo modelo de negócio inclui a reformulação e a redução do número de exclusivos na estação de televisão TVI. A TVI tem sempre as portas abertas para voltar a trabalhar com todos os profissionais da área de talento em trabalhos específicos. Esta nova política permite que os contratos de exclusividade sejam substituídos por acordos que durem o tempo em que o profissional está a trabalhar para a estação e simultaneamente permite investir na variedade e na formação de novos atores e apresentadores.”
TVI não esclarece projetos que estavam a ser trabalhados para Lourenço Ortigão
A TV 7 Dias voltou a entrar em contacto com a estação de Queluz de Baixo, já no decorrer da tarde desta quinta-feira, para a confrontar com as declarações de maio. Questionámos sobre os projetos que estavam a ser trabalhados para Lourenço Ortigão. Questionámos se seria em representação ou também em apresentação, como alegadamente ambicionava o ator. Questionámos se, com o término do contrato, esses projetos tinham ficado sem efeito.
Fonte oficial da TVI não respondeu concretamente a nenhuma das perguntas da TV 7 Dias. Respondeu, antes, assim: “A TVI tem sempre as portas abertas para voltar a trabalhar com todos os profissionais da área de talento em trabalhos específicos. Esta nova política do grupo – de reformulação e redução do número de exclusivos – permite que os contratos de exclusividade sejam substituídos por acordos que durem o tempo em que o profissional está a trabalhar para a estação e simultaneamente permite investir na variedade e na formação de novos atores e apresentadores.”
Lourenço Ortigão soma vários protagonistas na ficção da TVI
Estávamos em 2009 quando Lourenço Ortigão se estreava como ator na TVI. E logo com o papel de protagonista, na sétima temporada da série infantojuvenil “Morangos com Açúcar”, ao lado de Sara Matos, de quem viria a ser namorado.
“Pensei em escrever esta mensagem com as palavras certas, pensadas e ponderadas, mas não consigo não falar diretamente do coração. Hoje, dia 1 de julho de 2021, termino a minha ligação contratual com a TVI. Não cabe nestas palavras tudo o que eu sinto, o meu agradecimento a todos os que fizeram parte do meu percurso, me ajudaram e apostaram em mim nos 12 anos em que me dediquei a este canal”, disse o ator na mensagem de despedida.
Na estação de Queluz de Baixo, não lhe faltaram papéis de relevo. Integrou o elenco principal de “Remédio Santo” e “Doida Por Ti” e foi um dos protagonistas de “Belmonte”, “A Única Mulher”, “A Herdeira” e “Prisioneira”. Todos os projetos foram produzidos pela Plural Entertainment Portugal, a quem Lourenço Ortigão deixou “também uma palavra especial de agradecimento” no comunicado emitido nesta quinta-feira. À produtora e “a todos os profissionais com quem me cruzei e onde vivi como uma segunda casa”, disse.
“Foram 2317 episódios de emissão, em diversas produções de ficção, entre outros vários programas em que participei ativamente, de forma profissional e motivada em todos os projetos em que estive envolvido, sempre dei a cara pelo canal no melhor que soube”, salientou o ator.
Lourenço Ortigão sai da TVI “com a sensação de ter sido sempre profissional”
Vincando que deixa a TVI “por decisão própria e depois de muita ponderação”, Lourenço Ortigão sai de Queluz de Baixo “com a sensação de dever cumprido, de ter sido sempre profissional, bom colega, cumpridor e sempre disponível” para dar o seu “contributo com toda” a sua “melhor energia”.
“O público merece o melhor de mim e essa será sempre a minha prioridade, sempre foi e será o meu compromisso com todos os que me seguem e que valorizam o meu trabalho. Assim sendo, abraço agora uma nova fase da minha vida, terminando este ciclo profissional, sendo certo que continuarei este caminho que escolhi para a minha vida e que terá certamente muitas outras tantas etapas a seguir com o mesmo empenho e dedicação. Porque, sim, acredito que ainda estou no início e que não há limites para a nossa ambição e perseverança, sempre com respeito por nós e pelos outros e com a máxima humildade!”, prosseguiu.
Foi “certamente” uma das “decisões mais decisões” que tomou “até hoje”
Admitindo que esta foi “certamente” uma das “decisões mais decisões” que tomou “até hoje”, Lourenço Ortigão terminou a mensagem prometendo aos fãs que estes “vão continuar” a tê-lo “por perto e sempre com verdade e transparência”. “Acreditem, não há outra forma de dizer isto, o vosso apoio tem sido essencial no meu percurso, tanto profissional como pessoal, e em vários momentos senti que foram um pilar a que me agarrei nos momentos difíceis.”
“Este é um dia que me traz nostalgia, embrulhada numa emoção imensa! Há um sítio onde vou continuar certamente a estar, por aqui E qualquer novidade que haja serei o primeiro a dar. Vamos a isto!”, rematou.
Nos últimos tempos, ainda estava ligado contratualmente à TVI, Lourenço Ortigão esteve a gravar a série “A Rainha e a Bastarda”, para a RTP1. Também para a estação pública, participou em “Até Que a Vida Nos Separe”.
Texto: Dúlio Silva; Fotos: Arquivo Impala e reprodução redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram