A despedida de Cristina Ferreira da SIC e o seu regresso à TVI não é «obra» de Nuno Santos. Não foi o agora Diretor-Geral do canal de Queluz de Baixo e até há dias Diretor de Programas do mesmo a convencer a apresentadora a deixar a estação de Paço de Arcos. Essa tarefa coube ao empresário Mário Ferreira, que em maio fechou com a Prisa e ficou com 30,22% da Media Capital.
«A Cristina era um projeto dele», conta uma fonte interna da TVI à NOVA GENTE, referindo-se ao empresário, de 52 anos, presidente do grupo Mystic Invest e mais conhecido como CEO da Douro Azul.
As negociações começaram há dois meses e a sua conclusão foi apenas acelerada pelo facto de Daniel Oliveira ter confrontado a comunicadora com esse facto. Aliás, a mudança foi anunciada na sexta-feira, dia 17 de julho, precisamente porque o Diretor de Programas da SIC soube das intenções de Cristina Ferreira e confrontou-a.
«Ele telefonou-lhe na quinta-feira à noite. Ela disse-lhe para ele aparecer no estúdio [d’O Programa da Cristina] no dia a seguir pelas 13h para conversarem os dois com calma», conta a TV Mais, adiantando ainda que o responsável pela grelha de programas surpreendeu a apresentadora e surgiu às 07h30».
Cristina fez a emissão desse dia e já não voltou à SIC, despedindo-se da sua equipa através de uma mensagem enviada ao cair da tarde.
«A Cristina vai mandar, tem poderes no entretenimento e na ficção»
A contratação milionária da estrela televisiva implica que ela tenha o poder de «escolher formatos, constituir equipas e meter mãos nas novelas», frisa aquela publicação. «A Cristina vai mandar e negociou isso tudo com Mário Ferreira. Tem plenos poderes no entretenimento e na ficção», explica fonte próxima.
O que estava previsto e o que foi anunciado em comunicado pela estação de Queluz de Baixo foi que a malveirense iniciaria funções na nova ‘casa’ a partir do dia 1 de setembro, até porque só deveria ter anunciado a mudança em agosto, quando estivesse de férias. Mas, com a antecipação da notícia, Cristina Ferreira já ‘arregaçou as mangas’ e movimenta-se por estes dias nos corredores da TVI.
Orgulhosa, exibiu na redes sociais o cartão de funcionária da «casa mãe», como chama ao canal em que se estreou e alcançou sucesso.
«O que temos vivido ninguém saberá. O que vamos fazer será de todos»
Quanto a projetos fututos, estes são, como disse nesta terça-feira, «de todos» e contam com João Patrício, antigo realizador de O Programa da Cristina, e André Manso, o ex-diretor de produção do formato. Ambos apresentaram a sua demissão da Coral Europa, a produtora das manhãs da SIC, para a acompanharem.
«O meu olhar brilhante e a paixão pelo que será o futuro deve-se à companhia dos meus dois ‘directores’. O que temos vivido ninguém saberá. O que vamos fazer será de todos (…) João Patrício e André Manso, está tudo certo. Lurdes Guerreiro: ninguém te manda estar de férias e não ficar na foto», escreveu na legenda de uma imagem partilhada no Instagram e no Facebook.
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos:Instagram
VEJA AINDA: Cristina Ferreira já anda nos corredores da TVI com cartão de funcionária
Siga a Revista VIP no Instagram