O fruto proibido é sempre o mais apetecido e o caso do pão não é exceção. Por isso, a nutriconista de Cristina Ferreira, Iara Rodrigues, quis deixar duas dicas preciosas para quem não passa sem uma boa fatia.
«Quanto mais nos dizem que o pão engorda, incha a barriga e tal… mais passamos o dia a sonhar com a torrada que não comemos de manhã e não nos sai da cabeça. Pior, depois disso o mais certo é acabarmos a enfardar bolachas ou um croissant impróprio para qualquer ‘dieta’. Se pensarmos nisto, aquela fatia de pão não nos teria feito mal nenhum, pelo contrário, até fizemos pior ao tentar ‘compensar’ essa vontade», começa por elucidar a nutricionista da apresentadora e Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI.
Iara Rodrigues garante que o segredo está na quantidade e na escolha dos pães certos.
«Devemos optar pelo pão cujo processo de fabrico for o mais artesanal possível, feito com cereais – verdadeiramente – integrais, sem fermento químico e com massa mãe, devendo evitar-se os tipos de pão aos quais foram acrescidos aditivos com o propósito de melhorar o seu aspecto e paladar e prolongar a sua validade. Em jeito de resumo: um bom pão é feito a partir de farinha(s), que é amassada juntamente com água e sal, fermentada naturalmente e cozida no forno», explica.
A especialista refere ainda que a quantidade ideal de é 1 a 2 fatias de pão por dia e enumera algumas das opções mais saudáveis: «Pão de espelta, trigo barbela, kamut, alemão de centeio, aveia, batata-doce e milho, opções sem glúten biológicas».
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: DR
Siga a Revista VIP no Instagram