Cristina Ferreira emociona-se com facilidade e dificilmente se esquecerá do dia em que conheceu o pequeno Salvador no programa que tinha na SIC. A sua preocupação perante o caso do menino multialérgico que não tinha leites comparticipados pelo Estado – e cada lata consumida diariamente ascendia os 40 euros – levou-a a pedir ajuda a António Costa. E a luta da mãe, Sílvia Marques, que criou a página O Alergias, terminou agora.
A apresentadora soube pela própria que o Estado passa a comparticipar a 100 por cento este tipo de leite especial para crianças com alergias severas. Sílvia Marques, que nunca perdeu o contacto com Cristina Ferreira, mostrou-se eternamente agradecida nas mensagens que trocaram. E Cristina Ferreira fez questão de partilhar com os fãs a notícia.
«O salvador, o “alergias”, lembram-se? Ontem recebi a melhor das notícias. A sua história foi das mais marcantes que conheci, a ponto de tentar imediatamente com o primeiro-ministro, que recebi no dia seguinte, resolver a situação. O leite para crianças alérgicas não era comparticipado o que, para as famílias, era desesperante. Nesse mesmo dia, o primeiro-ministro partilhou que também a sua filha era alérgica em criança e, por isso, esta era uma situação que conhecia», começou por escrever a nova diretora de Entretenimento e Ficção da TVI, que regressa já esta terça-feira, dia 1, ao trabalho.
«A partir do dia 1 de setembro passa a ser grátis. GRÁTIS. Nenhuma família mais paga. E como ontem me dizia a mãe do Salvador, agradecendo porque mudámos a vida de tanta gente, não deixa de ser curioso que seja dia 1 de setembro. Confesso que me caíram as lágrimas. A televisão tem de fazer a diferença. E vai continuar», terminou.
Cristina fez ainda questão de comentar a publicação de Sílvia Marques na página O Alergias. «Nunca duvidei. Naquele dia percebi que ia acontecer. E que bonito ser dia 1 de setembro. Um grande beijinho ao nosso alergias», comentou.
Pouco depois partilhou vários InstaStories, Ferramenta do Instagram, com imagens do Salvador e o vídeo da progenitora em lágrimas. «Ontem recebi a melhor notícia. Chorei de felicidade! Sílvia, está tudo certo», escreveu.
Mãe de Salvador sensibilizada com Cristina Ferreira
Sílvia Marques, mãe de Salvador, ainda se lembra do dia em que viu Cristina Ferreira pela primeira vez. «Levava comigo um coração vazio e carregado de dor. Ela espelhava no rosto a preocupação e o medo de o ter ali [o filho], mas os olhos transbordavam amor, ternura e uma indignação gigante pela sua condição», começa por recordar em declarações à NOVA GENTE.
«No decorrer da entrevista disse-nos: “Alguém tem de olhar para a vossa história!” Ela olhou. Não só olhou como moveu mundos e fundos para que a mensagem chegasse onde era preciso. A nossa vida mudou ali, naquele momento tão curto mas que irá durar eternamente. Não foi apenas a nossa, foram centenas de famílias que voltaram a sorrir de esperança», refere-nos emocionada com as mais recentes novidades.
«Ontem [sexta-feira, 28 de agosto], quando recebi a notícia de que a partir de dia 1 de Setembro o leite pode ser levantado gratuitamente… gelei, tinha de lhe contar, tinha de lhe agradecer profundamente, tinha de partilhar o choro e a alegria com ela. E foi tão bom. Esteve sempre a olhar por nós, sempre. E quando li as palavras que hoje escreveu sobre o meu pequeno amor e esta conquista para tantas famílias sorri e pensei: “Ah… Mulher do Caramba, que me desarmas novamente!” Tão grande este amor que faz mover a televisão e que cria finais felizes», concluiu sorridente.
Veja ainda a reportagem do site Crescer, do grupo Impala, quando Salvador era ainda bebé.
Siga a Revista VIP no Instagram