Cristina Ferreira foi aplaudida e elogiada por uma apresentadora e diretora na SIC. A estrela da TVI esteve na cerimónia de entrega dos Prémios Executiva, onde fez um discurso poderoso sobre o papel das mulheres em cargos de poder. Na plateia, Júlia Pinheiro sorriu e aplaudiu as palavras da colega da TVI.
À margem do evento, a apresentadora das tardes da SIC e diretora da SIC Caras e da SIC Mulher falou com a revista Nova Gente sobre a diferença na forma como as mulheres no mundo da televisão são vistas agora, em comparação com a época em que iniciou a sua carreira, há 30 anos. “Durante este período aconteceram imensas coisas, nomeadamente o papel que progressivamente as mulheres têm vindo a assumir dentro de estruturas que não são visíveis no ecrã. Dentro da indústria da TV já há muito mais mulheres em lugares de chefia, mas não chegam às administrações. A Cristina [Ferreira] conseguiu, mas é raro. Fico muito feliz por isso e ela é um exemplo espantoso”, afirmou.
Júlia Pinheiro acredita que “o caminho está a fazer-se” e que o universo feminino tem tido “o apoio de muitos homens”. Ainda assim, apontou as “muitas resistências difíceis de ultrapassar”. “Pessoalmente, eu só senti isso nesta etapa final, em que já estava nas direcções”, disse. “Por exemplo, o mundo do futebol é uma rede de ‘connections’. Nos jogos de futebol decidem-se coisas. Decidem-se coisas quando se vai fumar e eu não fumo. Decidem-se coisas em fóruns informais onde nós, muitas vezes, não estamos. Aí, somos excluídas e é muito difícil acompanharmos o compasso”.
Leia tudo na edição impressa da Nova Gente, que já está nas bancas.
Siga a Revista VIP no Instagram