Cristina Ferreira livrou-se de uma multa da ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social), devido ao programa especial “Noite de Cristina”, emitida a 19 de dezembro de 2020, que foi alvo de grande polémica por causa da presença de uma vaca em estúdio.
Nervoso com todo o aparato de um estúdio de televisão, o animal fez alguns movimentos bruscos e assustou uma das crianças presentes, o que levou vários telespectadores a fazer queixa do formato e da apresentadora, que acumula funções de diretora de Entretenimento e Ficção da TVI. Agora, sete meses depois de transmissão do programa, a ERC já se pronunciou. “Não se observam indícios de que a criança estivesse, em algum momento, em perigo. A vaca encontrava-se presa por uma corda e constata-se a rapidez em retirá-la daquele local“, pode ler-se no texto, que acrescenta: “O animal permaneceu escassos segundos em estúdio e a própria apresentadora, apercebendo-se da desadequação da situação, solicitou que aquele fosse retirado do cenário”.
Retrato de episódio religioso também levou a críticas
“Noite de Cristina” também causou indignação por retratar um episódio religioso (o nascimento de Jesus Cristo), o que levou também a algumas queixas. No entanto, a ERC também não encontrou justificação para as mesmas, sublinhando que se tratou apenas de humor e que “não existem indícios de que os conteúdos exibidos possam colidir com o núcleo essencial de direitos fundamentais que justifique a limitação da sua liberdade de expressão e artística“. Assim, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social não avança com qualquer multa ou punição contra Cristina Ferreira ou contra a própria TVI.
Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Impala e reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram