Não será no dia 7, o número de sorte de Cristina Ferreira e aquele que ela sempre escolheu para o arranque dos seus projetos, mas a 5 de agosto a estreia de Prémio de Sonho, o novo concurso da SIC e o primeiro da apresentadora no canal.
Entusiasmada com o formato, com o qual ficou rendida depois de o ver com Daniel Oliveira, o diretor-geral de Entretenimento do Grupo Impresa, Cristina Ferreira começou esta quarta-feira, dia 24 de julho, as gravações e garante que vem por aí muita diversão.
«Quando começámos a falar, estava previsto desde o início um concurso, porque eu gosto de apresentar concursos. Este é o meu parque de diversões e quando digo isto é porque é assim que o sinto de facto. Vi 30 segundos e disse ‘é este que eu quero’», diz a estrela de Paço d’Arcos, explicando: «O programa da manhã [O Programa da Cristina] é muito exigente, dá mesmo muito, muito trabalho, tem uma equipa que está ali empenhada todos os dias em encontrar a melhor história e eu, aqui, sinto que posso brincar um bocadinho mais e estar um pouco mais descontraída naquilo que é também uma faceta minha enquanto apresentadora».
«Estão muito distantes daquilo que imaginávamos que seriam os prémios de sonho»
No horário das 19h00, de segunda a sexta-feira, e com uma média prevista de 50 programas – produzidos pela Coral Europa -, Cristina Ferreira irá então concretizar os sonhos dos portugueses e, segundo ela, garante: «Estão muito distantes daquilo que imaginávamos que seriam os prémios de sonho».
Em jogo estarão grupos de cinco ou seis pessoas que, sem opositores, terão de passar por perguntas e jogos físicos até ao objetivo final. «É muito divertido. Eu própria me sujeitei a todos os jogos que, à partida, são simples e que todos faríamos em casa. Há ainda o jogo da cauda mágica, que eu não vos posso explicar para já. São seis prémios na lista de desejos e o de sonho que é o prémio final», disse a apresentadora, entre risos.
Ainda que diga que há limites para os sonhos, Cristina Ferreira reforça que estes vão muito além das viagens e a prova disso é que já existem mais de mil inscrições. «Sem contar muito, posso dizer-vos que há um grupo que quer a remodelação do galinheiro. Depois, temos uma equipa que participa para pedir um batizado. A Melanie [uma concorrente] quer ser batizada e os pais não têm possibilidades. Isto é tão bonito e envolve tanto as pessoas que, em casa, vão querer que a Melanie seja batizada. É isto é que faz com que a televisão seja diferente», considera a também consultora-executiva da direção-geral de Entretenimento do grupo que detém a SIC.
E já que estamos a falar em prémios de sonho, Cristina Ferreira assume o seu: «Ser reformada aos 55 [risos]». Já Daniel Oliveira, em jeito de brincadeira, admite: «O meu é reformar a Cristina só aos 65 ou 70».
«Na SIC, nós não vivemos na era do supostamente»
Na apresentação do novo projeto, que decorreu esta quinta-feira, Cristina Ferreira e Daniel Oliveira não esconderam a forma como o canal está empenhado em reforçar a liderança das audiências no horário da tarde, já assegurada com os diários de Quem Quer Namorar com o Agricultor?.
Os dois responsáveis congratularam-se ainda com o facto de estrearem um produto fora das estabelecidas épocas televisivas – por norma as direções de programas apostam no mês de setembro para lançar produtos -, ainda que conscientes dos riscos. «É uma aposta que fazemos para o verão, com uma apresentadora de excelência. A Cristina está de rédea solta. Queremos uma programação viva em agosto num horário importante para a estação», diz Daniel Oliveira.
Já Cristina Ferreira frisa: «Estrear em agosto mostra que a televisão tem de existir em todos os momentos do ano. Não é só em setembro nem em março, que supostamente seriam as épocas em que se estreavam programas. Na SIC, nós não vivemos na era do supostamente, nem daquilo que é expectável. Sabemos que os números podem ser muito diferentes de uma estreia em setembro, e isso está previsto dentro daquilo que nós sabemos que é a televisão. Mas não é isso que nos incomoda. Sabemos que estamos a experimentar algo que nunca foi feito. Eu gosto mesmo é de fazer televisão, ainda que queira ganhar».
– Cristina Ferreira garante que as mulheres traem melhor do que os homens: «São todos parvos!»
Texto: Rita Montenegro | Fotos: Helena Morais e reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram