Há um acessório que Cristina Ferreira não dispensa, diariamente, quando apresenta o programa das manhãs da SIC: uma pulseira com um olho turco.
Enquanto Joana Barrios começava a cozinhar, Cristina Ferreira elogiou-lhe os brincos e começaram a falar sobre acessórios. A atriz e blogger explicou que usa um colar com um símbolo em forma de uns cornos. «Eu tenho estes cornos», diz. Ao que Cristina responde na brincadeira: «Convém sempre ter um parzinho de cornos».
«Estes cornos diz-se que apontam para baixo e deixa tudo o que é mau. Foi a minha mãe que me deu, ela usava numa pulseira e eu cobicei», explica Joana Barrios.
E foi aí que Cristina Ferreira revelou o significado por detrás da pulseira que não tira que desde que estreou na SIC no dia 7 de janeiro.
«Tem aqui a amizade, o amor, tem tudo»
«As pessoas gostam de saber destas coisas. Toda a gente me pergunta por esta pulseira e eu não sei explicar onde é que a podem encontrar porque foi uma amiga espanhola que, antes de começar o programa, me deu», conta.
A apresentadora da SIC revela que nunca mais conseguiu tirar esta joia pelo «amor» que contém.uw
«Ela não sabia o que é que me havia de dar e disse-me: ‘É uma pulseira e é para eu estar sempre contigo e te sentires protegida’. Nunca mais consegui tirar a pulseira. É tão lindo não é? Tem aqui a amizade, o amor, tem tudo. É isso que é importante», conclui.
O simbolismo
Cristina Ferreira estreou O Programa da Cristina, na SIC, no dia 7 de janeiro. Um dia com um número que é especial para a apresentadora e, tal como a mesma conta, é o seu número da sorte.
«Há coisas simbólicas, eu ligo a pormenores. O facto de ter estreado no dia 7, o facto de ter estreado numa segunda-feira diz-me muito e diz-me mais porque a primeira conversa que tive com o Daniel [Oliveira] foi no dia 13/7, os meus dois números da sorte», explicou-nos no dia da estreia.
Esta pulseira bastante fina, usada sempre no braço direito da apresentadora, tem uma peça em formato de olho. Este símbolo tem alguns significados e um deles é o chamado olho turco. Uma forma usada para combater o mau-olhado.
O olho turco
No mundo do esoterismo e dos amuletos há um objeto que se destaca e ao qual muitas pessoas recorrem: o denominado olho turco, olho grego ou nazar. Este símbolo deve ser usado junto ao corpo. Como por exemplo numa pulseira ou num colar.
O objetivo principal é combater o mau-olhado que, por outras palavras, é o efeito negativo que o olhar de uma pessoa pode causar noutra a partir de um sentimento de inveja ou ódio, explica o site Conceito.
O olho turco é uma gota ou círculo plano feito de cristal e tem um olho no centro. A origem deste símbolo remonta à civilização do Antigo Egito, onde se acreditava que os maus sentimentos dos seres humanos se projetavam através dos olhos.
Percorra a galeria e veja alguns dos momentos em que a pulseira misteriosa ficou à vista.
Texto: Mariana de Almeida com Redação WIN; Fotos: Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram