Fernando Santos foi o protagonista de uma das entrevistas transmitidas no programa A Equipa, da TVI24, na noite desta segunda-feira, dia 28 de setembro. O Selecionador Nacional abordou vários temas durante a conversa que teve com Joaquim Sousa Martins, entre os quais o futuro desportivo de Cristiano Ronaldo.
«Já conversaram os dois que, jogar até aos 40, é quase uma certeza», atira o apresentador. «Eu acho que ele está preparado para isso, mas ele próprio não sabe se isso vai acontecer. Ele pode chegar a uma altura e dizer: ‘As minhas faculdades motoras por esta razão ou aquela deixaram de ser as mesmas e portanto já não tenho essa [capacidade].’»
A garantia deixada por Fernando Santos sobre Cristiano Ronaldo
«Tenho a certeza no que digo: ele não é jogador para baixar o seu nível. No dia em que sentir que o nível [baixou]… vai sair.fora, pelo pé dele. Não tenho dúvidas. Quando ele sentir que já não pode ser o Ronaldo… ele não vai ser o Ronaldinho. Não confundir com o Ronaldinho [Gaúcho]. Não é jogador para jogar a este nível [alto] e passar a jogar a este nível [baixo]», afirma Fernando Santos.
Ser o «comandante» de uma equipa repleta de qualidade, como é o caso da equipa portuguesa, implica ser também o gestor de muitos egos? O rosto que levou Portugal à vitória do Euro 2016 garantiu que na Seleção não há problemas, que são todos muito unidos. No entanto, «uma azia ou outra» fazem parte do bom funcionamento da própria modalidade. «Uma azia ou outra, mas quando chega alguém novo eu costumo dizer: ‘É fácil, acho que há ali um talho perto, acho que vendem lá umas iscas. Se não gostarem, compram Rennie na farmácia e ficam despachados. É logo o cartão de visita. Quando chegam novos [jogadores] é a primeira coisa que faço, os outros começam-se a rir porque já sabem o que eu vou dizer», remata.
– Novo salto monstruoso de Cristiano Ronaldo e mais um recorde quebrado
Texto: Ivan Silva; Fotos: Arquivo Impala e reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram