Crise real
Rainha Isabel II convoca reunião de emergência

Realeza

Isabel II convoca reunião de emergência para tentar resolver a crise provocada por Harry e Meghan, que renunciaram aos deveres reais sem avisar ninguém e ignorando todos os pedidos

Qui, 09/01/2020 - 19:00

A rainha Isabel II convocou uma reunião de emergência para tentar solucionar a crise real criada pelo anúncio de que o príncipe Harry e Meghan Markle pretendem renunciar aos deveres reais. A monarca, o príncipe Carlos e o príncipe William reuniram-se durante o dia todo com Harry e pediram aos seus escritórios que tentem encontrar uma solução para o desejo dos duques de Sussex de abandonarem os compromissos oficiais. 

O palácio real precisará desenvolver negociações com o governo dos países exteriores onde Harry e Meghan pretendem viver com o filho, nomeadamente com o Canadá. Além disso é preciso discutir o financiamento do casal e das equipas de segurança e a proteção que terão nas residências oficiais. 

Esta reunião aconteceu de porta trancada e através de videoconferência. A monarca estava em Sandringham, o príncipe Carlos na Escócia. Já o príncipe Harry respondeu a partir de Windsor. Isabel II deixou claro que quer que a situação seja resolvida o mais rápido possível, dentro de dias, para pôr fim ao pesadelo.  

A rainha está «dececionada» com o neto por não ter sido avisada com antecedência da decisão drástica, anunciada através das redes sociais. Harry preferiu ignorar as ordens da rainha, que tinha pedido para não anunciar que estavam a deixar o cargo antes que a situação ficasse resolvida internamente.

Os duques de Sussex preferiram apanhar tudo e todos de surpresa. Também o pai, o príncipe Carlos, e o irmão, o príncipe William, não estavam a contar. De acordo com o Daily Mail, Carlos e William não conseguem disfarçar a «raiva» pela situação criada pelos duques de Sussex, planeada há muito. É que o novo site do casal, divulgado aquando do anúncio da rescisão, foi criado supostamente há já dez meses. 

Harry e Meghan estragam festa de aniversário de Kate

 

Kate, mulher de William, faz anos esta quinta-feira, dia 9 de janeiro, um aniversário no meio de uma crise real. Aliás, a duquesa foi fotografada à chegada ao palácio de Kensington, onde vão decorrer os festejos, com uma cara que demonstra preocupação.

Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters 

Siga a Revista VIP no Instagram