O jornalista da RTP Hélder Silva está com covid-19 e denuncia falhas na aplicação Stayaway Covid, implementada pelo Governo no início da pandemia. Nas redes sociais, aquele que é um dos rostos mais marcantes da Informação do canal público revelou que não consegue obter o código da aplicação e pede desculpa a todas as pessoas a quem aconselhou a instalar a mesma.
“Instalei a aplicação mal esteve disponível. Defendi-a junto de quem teve dúvidas. Hoje, a evidência leva-me a pedir desculpa a todos os que inadvertidamente enganei”, começou por dizer. “A Stayaway Covid é uma falácia. Tenho um teste positivo há dois dias. Há dois dias que tento obter o código que as autoridades de saúde me deveriam enviar (sem que eu tivesse sequer de os contactar) de forma a alertar anonimamente eventuais contactos de risco que estiveram comigo”, disse.
“Várias chamadas depois para a Linha SNS24 com mais de uma hora de espera, ninguém sabe qual é ou sequer como enviar o código. Tentei exercer um dever de cidadania. Mas não consegui”, afirmou ainda Hélder Silva.
Sousa Martins também se queixou
Em outubro do ano passado, Joaquim Sousa Martins também esteve infetado com covid-19 e, quando regressou ao trabalho, foi ao “Jornal das 8” falar sobre a sua experiência. Em entrevista a José Alberto Carvalho, o sub-diretor de Infomação também denunciou falhas na aplicação Stayaway Covid.
“No meu caso, a aplicação não funcionou”, disse. “Uma das primeiras coisas que eu quis fazer mal recebi o teste [positivo], talvez em algum momento de ingenuidade funcional minha, foi ir ao papel, ao meu email, no qual havia uns códigos. Achei: ‘São estes os códigos’. Mais tarde é que percebi que [o código] era gerado pelas unidades médicas e em nenhum momento me foi distribuído um código para a aplicação. Nem a mim, nem à minha mulher, que também testou positivo dois dias depois. Portanto, no meu caso, volto a repetir, não funcionou”, detalho
Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reprodução redes sociais e D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram