Covid-19
Homens são mais vulneráveis ao coronavírus por causa dos testículos

Saúde e Beleza

Estudo conclui que os testículos podem aumentar o risco da Covid-19 nos homens. Conclui, também, que o sexo masculino leva mais tempo a curar a infeção.

Ter, 21/04/2020 - 12:15

Novo estudo conclui que os homens estão mais vulneráveis à Covid-19 por causa dos testículos.

Investigadores da Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova Iorque, estudaram pacientes do novo coronavírus em Bombaim, na Índia, e mostraram duas debilidades particulares que podem aumentar o risco da doença em homens: os testículos.

Homens demoram mais dois dias do que as mulheres a ficarem curados da infeção

A Covid-19 liga-se ao nosso corpo através de recetores que existem nos pulmões, intestinos, vasos sanguíneos e testículos, o que dá, assim, mais duas portas de entrada à doença em homens. 

Publicado no portal medRxiv (uma página que serve de introdução a artigos que ainda não foram revistos por outros investigadores), o estudo mostra que as proteínas ACE2 – enzimas conversoras de angiotensina 2 (ACE2) – são recetores que existem em células epiteliais dos pulmões, intestinos, rins, vasos sanguíneos e tecido testicular, e aos quais o SARS-CoV-2 se liga para entrar no nosso corpo.

Por outro lado, o tecido ovário não o faz. Isto faz com que, em homens, a Covid-19 tenha mais uma porta de entrada, em relação a mulheres.

O estudo é apenas preliminar e não foi revisto, por isso não se pode concluir que esta seja efetivamente uma razão para que o vírus seja mais letal nos homens do que nas mulheres.

O mesmo estudo indica que enquanto as mulheres demoram cerca de quatro dias a ficarem curadas da infeção por coronavírus, os homens necessitam de mais dois dias.

«Estas observações podem ser um indicativo do porquê dos homens ficarem mais gravemente doentes e por mais tempo», escreveram as autoras, a médica Aditi Shastri, oncologista no centro médico Montefiore no Bronx, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e a sua mãe, a médica e Jayanthi Shastri – microbiologista no hospital Kasturba para Doenças Infeciosas no Mumbai.

Siga a Revista VIP no Instagram