Covid-19
Esta máscara purifica o ar e basta carregar a bateria

Nacional

Chama-se PuriCare Wearable Air Purifier, a máscara que tem dois filtros e que vem equipada com uma bateria com autonomia para até oito horas

Dom, 06/09/2020 - 15:00

A LG inspirou-se nos seus equipamentos de purificação do ar e criou uma máscara que usa a mesma tecnologia. Durante a apresentação do novo gadget, a marca avançou que o purificador wearable foi desenhado para ocupar o lugar das máscaras caseiras. Sendo ambém uma alternativa às máscaras descartáveis. Designado PuriCare Wearable Air Purifier, a máscara tem dois filtros idênticos aos que se encontram nos purificadores tradicionais da LG.

Vem equipado ainda com uma bateria com autonomia para até oito horas. Possui igualmente sensores que detetam quando o utilizador está a inspirar ou expirar. De acordo com o The Verge, um executivo da marca confessou que seriam doadas duas mil unidades a um hospital universitário em Seul no âmbito da pandemia. Não há ainda data de lançamento ou preço de venda.

Saiba quais são as máscaras mais seguras contra o covid-19

Existem máscaras de todos os géneros e feitios, descartáveis ou reutilizáveis e dos mais variados tecidos. Com tanta opção no mercado, fica a questão no ar: Quais são as que melhor nos protegem? Esta é uma pergunta importante nos tempos que correm, em que a máscara é uma das principais arma contra a propagação do covid-19. E sim, tem resposta.

Um artigo publicado na revista científica Physics of Fluids, de uma equipa com cientistas da Universidade Atlântica da Florida, nos Estados Unidos, procurou dar resposta e esta pergunta. Em primeiro lugar, explicaram que qualquer tipo de máscara é mais eficaz do que andar desprotegido. Para a conclusão que procuravam, fizeram testes com um manequim.

Com o manequim fizeram uma simulação de tosse e espirros e usaram um laser para detectar as trajectórias das gotículas. Notaram logo que sem máscara as gotículas são projetadas para mais longe do que os dois metros recomendados. A conclusão talvez mais surpreendente é que com as máscaras caseiras com dobras feitas a partir de um lenço de algodão ou as coberturas em forma de bandana usadas como máscaras praticamente não funcionam.

No primeiro caso, as gotículas iam até cerca de 38 centímetros. E no segundo as gotículas conseguiram viajar pouco mais de um metro. Já as máscaras caseiras com duas camadas de tecido de algodão e as máscaras em forma de cone vendidas em muitas farmácias eram mais eficazes. No primeiro caso, as gotículas viajaram cerca de 6,35 centímetros e, no segundo apenas 20 centímetros.

Leia aqui o estudo que explica porque há pessoas que se recusam a usar máscara

Texto: redação Para Eles; Foto: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram