O caso do enfermeiro Tiago Costa é um dos que está a chocar o país: faz parte de um grupo de profissionais de saúde infetados no local de trabalho com Covid-19 e que foram confrontados com «cortes significativos» ou mesmo ausência de vencimento. A Ordem dos Enfermeiros já repudiou esta «situação inadmissível».
Nas redes sociais, a bastonária mostrou-se indignada. Ana Rita Cavaco deu a conhecer o caso de Tiago Costa, que fez acompanhar de uma imagem do seu recibo de ordenado.
«O Tiago Costa é enfermeiro. Este é o ordenado que recebeu este mês. Ficou em isolamento, infectado com Covid-19 em serviço. E só ficou porque é enfermeiro e esteve na nossa única linha de defesa. São um casal de enfermeiros, a mulher recebeu o mesmo. Este é o País que lhes pagou 70 euros este mês de maio para pagar as contas e sustentar os filhos. Este é o País cuja nossa vida depende deles nestes meses. E agora gente? Vão comer palmas? Vão pagar o supermercado e o resto das despesas com as palmas? Nunca tive vergonha de ser Portuguesa, nunca, mas hoje tenho. Estamos sempre convosco», escreveu.
Também Nilton se mostrou revoltado com o caso. «Espero mesmo que dê para pagar as contas com palmas. #vergonha», escreveu o humorista nas redes sociais e partilhou o desabafo do enfermeiro.
Leia o desabafo do enfermeiro Tiago Costa na íntegra:
«O meu recibo de vencimento deste mês. Cinco semanas em casa em isolamento por Covid-19, atrasos na gestão do processo pelos recursos humanos e saúde ocupacional e recebo 60 euros relativa ao mês de maio. Eu… E os restantes colegas CIT [Comissão Intergestores Tripartite] da instituição», começa por escrever.
«Cá em casa somos dois, façam as contas: 120 euros para gerir o orçamento deste mês!«É o respeito e consideração que a instituição tem pelos seus profissionais. Resta agora esperar pelo pagamento da Segurança Social e o pagamento dos cerca de 70% a que temos direito… sim… ser CIT tem algumas desvantagens…», desabafa.
Onda de indignação leva hospital a pagar
Após a onda de indignação gerada, hospital volta atrás e paga parte do vencimento, segundo informou posteriormente Ana Rita Cavaco.
«A todos os que se preocuparam com esta situação, o SES informou-nos agora que o hospital irá adiantar o vencimento e acertará com a SS. De qualquer forma só pagará os 70%, fica ainda a faltar o regime de excepção para pagar os 100% e que exige um despacho. Aguardemos o resto», escreve no Facebook.
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução redes sociais
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram