Covid-19
António Costa anuncia: Escolas fecham durante pelo menos 15 dias

Nacional

António Costa anuncia a decisão tomada no Conselho de Ministros extraordinário sobre as escolas encerradas durante, pelo menos, “15 dias”. As medidas entram em vigor hoje, à meia-noite.

Qui, 21/01/2021 - 15:01

António Costa anuncia a decisão tomada no Conselho de Ministros extraordinário sobre as escolas encerradas durante, pelo menos, “15 dias”. As medidas entram em vigor hoje, à meia-noite.

– “Desejamos que esta interrupção letiva seja de curta duração e tenha compensação no calendário escolar”, frisa Costa. O primeiro-ministro garante que adotaram agora novas medidas consoante a evolução dos dados, tendo em conta o aumento, no espaço de uma semana, da nova estirpe britânica nos casos de infeção. Apesar disso, recorda os efeitos nefastos do encerramento das escolas. “Não há dinheiro que pague o dano que encerrar escolas causa na aprendizagem de uma criança”.

– A escolas ficam, para já, fechadas por 15 dias. Depois disso, a medida será reavaliada.

– Apesar da suspensão das aulas presenciais, Costa avisa: “as escolas não foram nem são o principal foco de transmissão”. Por isso, as medidas de proteção individual não podem ser “descuradas”.

– Pais de menores de 12 anos vão voltar a ter apoio como na primeira fase, anunciou Costa.

– Quanto ao encerramento de fronteiras, está convocado um encontro europeu para esta tarde que ditará a decisão.

– Encerradas lojas de cidadão, mantendo-se atendimento por marcação. Suspensos prazos de processos não urgentes em tribunais. Interrupção de todas as atividades letivas por 15 dias.

– Estirpe inglesa pode chegar a 60% de prevalência, diz Costa. Para já, subiu de 8% para 20% numa semana.

Saiba tudo no Portal de Notícias Impala

Siga a Revista VIP no Instagram