Numa altura em que se tenta travar, a todo o custo, a pandemia do novo coronavírus, a Guarda Nacional Republicana partilhou, no Instagram oficial, uma imagem que já se tornou «viral». Na fotografia surge um carro da GNR ao lado de um placar em que surgem três pallbearers (pessoas que transportam caixões) ganeses, com a seguinte frase: «Fique em casa ou dance com a gente».
Nos últimos dias têm surgido, nas redes sociais, vários vídeos destes homens a dançarem enquanto carregam um caixão (trata-se de um ritual fúnebre do Gana), em montagens de carácter humorístico. A GNR aproveitou a «tendência» para deixar clara a sua mensagem. «Fique em casa ou dance com eles! O que prefere? A GNR acredita que é melhor dançar em casa! O ‘Meme do Caixão’ traduz-se numa dança incomum, verdadeira e proveniente de funerais realizados no Gana, na costa oeste de África, gravados para uma reportagem realizada pela BBC em 2017, tendo-se tornado no primeiro grande meme da quarentena. O meme, ao som de uma música electrónica, insinua que a situação inicial não acabou nada bem», lê-se na legenda da publicação.
«Vamos todos ficar bem. Fique em casa e seja responsável. Juntos vamos conseguir parar a Covid-19», lê-se ainda.
A publicação conta já com mais de 10 mil gostos e várias dezenas de comentários.
«Obrigado pelo vosso humor. Precisamos disso», «Adoro», «Estão imparáveis no marketing! Muito bom!» e «Genial» são algumas das mensagens deixadas por seguidores do perfil.
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .