Coronavírus
Fique a par dos cuidados a ter com o ar condicionado durante a pandemia

Nacional

Se não abdica do uso do ar condicionado em casa, fique a par dos cuidados a seguir para evitar o risco de transmissão do coronavírus.

Qua, 08/04/2020 - 15:00

Em altura de pandemia de coronavírus, todos os cuidados devem ser redobrados. Quer seja na rua, como em casa. E não estamos a falar apenas da higiene pessoal e da lavagem frequente das mãos. Se tem um aparelho de ar condicionado, é fundamental que se preocupe com a qualidade do ar. Até porque um ambiente bem ventilado é uma das formas de evitar a transmissão.

Segundo Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Brasil, o filtro do ar condicionado não tem a capacidade necessária para “segurar” a partícula do coronavírus. Ou seja, caso alguém esteja infetado no ambiente, aumenta a probabilidade de transmitir o vírus para outras pessoas. “A recomendação é manter as janelas abertas pelo máximo de tempo e usar ventiladores para o ar circular”, refere ao site brasileiro Delas. “Quando isso não for possível, crie um ambiente que, a priori, esteja livre de partículas, livre de pessoas que, porventura, possam estar infetadas”, acrescenta. Caso queira mesmo utilizar o ar condicionado, tenha a certeza de que não está perante um ambiente contaminado.

Além disso, A Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento, partilhou uma lista com medidas preventivas. Que são essenciais para garantir a qualidade do ar. Algo importante para a saúde de todos.

O uso de ar condicionado exige alguns cuidados

Renovação do ar

É algo que garante a ventilação e circulação do ar. Bem como a diluição do ar no interior do ambiente. “Dessa forma, não permite a concentração de poluentes, fator que provoca agravamentos à saúde”.

Leia tudo aqui

Fotos: D.R. 

Siga a Revista VIP no Instagram