Chama-se Luís Pitarma, é natural de Aveiro e é enfermeiro no hospital de St. Thomas, em Londres. De acordo com o jornal O Gaiense, é este o português que cuidou do primeiro-ministro Boris Johnson, quando este esteve internado nos Cuidados Intensivos. Johnson, que contraiu o novo coronavírus, fez um agradecimento especial este domingo, após ter abandonado o hospital, aos enfermeiros Luís e Jenny.
Não é todos os dias que se ouve um primeiro-ministro, seja de que país for, falar de amor. Mas foi o que aconteceu na mensagem de Boris Johnson, poucas horas depois de ter alta hospitalar. O primeiro-ministro britânico, que contraiu o novo coronavírus e esteve internado nos cuidados intensivos do Hospital de St. Thomas, em Londres, agradeceu ao serviço público de saúde (NHS) e fez uma referência particular aos 2 enfermeiros que o acompanharam a cada segundo, ao longo das 48 horas críticas à sua sobrevivência. Um deles é português.
«Jenny, da Nova Zelândia, e Luís, de Portugal, perto do Porto. A razão pela qual o meu corpo conseguiu começar a receber oxigénio suficiente foi porque, a cada segundo, eles estiveram a vigiar, a cuidar e a fazer as intervenções que eu necessitava», disse o chefe do governo britânico. Reconhecendo que o NHS lhe salvou a vida, Boris Johnson reforçou ainda a importância fulcral do serviço público de saúde e rematou: «O serviço nacional de saúde funciona a amor».
Veja aqui o vídeo em questão.
Texto: Raquel Costa; Fotos: Reuters e Redes Sociais
Siga a Revista VIP no Instagram