Assunção Cristas está de quarentena por causa do coronavírus. A vereadora pelo CDS viu-se obrigada a abandonar uma reunião da Câmara Municipal de Lisboa. Tal aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 12 de março, depois de saber que um amigo, com quem jantou no passado fim de semana, está infetado com o novo coronavírus.
Os restantes vereadores e autarcas que estavam presentes na reunião mudaram de sala de forma a continuarem a discutir os trabalhos em cima da mesa. A sala onde se estava a realizar essa reunião vai ser imediatamente desinfetada.
Netas de Graça Freitas, de 3 anos, de quarentena
Graça Freitas, diretora-geral de Saúde, criticou a decisão da escola das suas netas de três anos, que decidiu fechar, como forma de prevenção do coronavírus, por ter uma aluna doente. Em consequência, as netas gémeas estão de quarentena em casa com a mãe, que é médica, e que não pode estar a trabalhar para tomar conta das filhas.
«Temos de ter muita sensibilidade nestas coisas. Vou-vos dizer: tenho duas netas num estabelecimento de ensino enorme. São pequeninas, têm 3 anos. Houve um caso de uma jovem, creio que de 17 anos, doente nesse estabelecimento de ensino, que tomou a decisão de encerrar. Ora, pois, as minhas netas, que nunca viram ninguém de 17 anos lá nesse estabelecimento de ensino, estão em quarentena em casa, com uma mãe médica, que está em casa para ficar com as duas gémeas», criticou.
«Nós devemos ter sempre muito cuidado com as medidas que tomamos. Devemos tomá-las sempre com a autoridade de saúde, adaptadas ao risco, porque isto depois tem consequências sociais grandes. Se de facto há um estabelecimento de ensino em que as diferentes idades estão compartimentadas, podia ter sido encerrada apenas uma parte, mas sempre com apoio das autoridades de saúde e por determinação das autoridades de saúde» disse ainda, criticando a escola por ter fechado sem articular decisão.
Texto: Filipa Rosa e Marta Amorim; Fotos: Reprodução Instagram e DR
Siga a Revista VIP no Instagram