confinamento
6 dicas para manter uma vida saudável em teletrabalho

Estilo de Vida

Fique a conhecer seis dicas úteis para conseguir manter e reforçar hábitos saudáveis, mesmo a trabalhar em casa.

Sex, 15/01/2021 - 19:30

Com o teletrabalho obrigatório e com o regresso ao confinamento, o tempo passado em casa é muito mais significativo. Para muitos, trabalhar em casa pode significar menor prática de actividade física e mais dores no corpo, uma vez que nem todos têm espaços preparados para realizar as tarefas laborais a partir de casa, como secretária e cadeira apropriadas. Além disso, o regresso ao confinamento pode originar aumento de ansiedade e desânimo.

Como contrariar o sedentarismo e melhorar a saúde física e mental durante o teletrabalho

1. Levantar cedo e cedo erguer

Primeiro que tudo, é essencial programar o despertador e levantar quando o mesmo tocar. Quando se está a trabalhar em casa, o comportamento deve ser igual a quando se vai para o escritório. Isso significa tomar banho, tomar o pequeno-almoço e vestir outra coisa que não as calças de fato-treino ou o pijama. A razão para isto é que, se começar a trabalhar diretamente da cama, não se estará mentalmente tão preparado para o dia de trabalho como se seguir a rotina matinal comum. E também pode ser bastante embaraçoso quando estiver a fazer uma videochamada!

2. Criar o espaço ideal

Em dias de sol até pode ser benéfico ligar o portátil e começar a trabalhar na varanda. O único problema é o quão bem se consegue concentrar nesses locais e o tipo de problemas de postura que poderá ter como resultado. A luz solar direta e o ruído não são exatamente propícios a uma boa concentração. As dores de costas também darão rapidamente o ar de sua graça se trabalhar deitado no sofá. É por isso que deve procurar um local de trabalho tranquilo e isolado, com uma secretária e cadeira confortáveis (idealmente ergonómicas). Se não houver outra escolha, a mesa da sala de jantar também serve. O principal é que o espaço esteja arrumado e que a internet funcione.

3. Comer snacks saudáveis

O frigorífico está sempre a chamar?

Continue a ler aqui

Siga a Revista VIP no Instagram