Aos 37 anos, e com 13 de carreira, Kátia Guerreiro foi condecorada pela primeira vez. A fadista recebeu as insígnias de Cavaleiro da Ordem de Artes e Letras do governo francês, que foram entregues pelas mãos de Jean-François Blarel, embaixador francês em Portugal. “A sua voz faz-se ouvir em França e no mundo inteiro. Foi por isso que o governo francês decidiu condecorá-la”, disse Jean-François Blarel no seu discurso.
O embaixador explicou ainda que se trata da distinção de “uma das mais notáveis cantoras da sua geração.” Por sua vez, Kátia Guerreiro, que tem lotado algumas das mais prestigiantes salas de espetáculos francesas, não escondeu a emoção e o orgulho num momento tão especial. Emocionada, a fadista agradeceu o apoio do estado francês ao longo da sua carreira. “Esta é uma história de amor que tem como grandes protagonistas o fado, a poesia, o público e eu. Desde o início da minha viagem que a França me acarinha, me procura e me inspira”, disse já com a insígnia ao peito. “Não percebia porquê, mas a reação era intensa e apaixonada”, acrescentou referindo-se aos concertos que têm lugar em solo francês. Kátia Guerreiro não esconde que esta condecoração a “responsabiliza ainda mais”. “Nunca me preparei nem nunca ambicionei uma carreira que cresceu baseada em verdade e paixão”, disse aos presentes no Palácio de Santos, sede da Embaixada Francesa em Lisboa.
O palácio revelou-se pequeno para receber os amigos e familiares da fadista. António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e a primeira-dama, Maria Cavaco Silva, são apenas duas das personalidades que nutrem especial carinho e admiração pela fadista. Mas quem mais se destacou foi a pequena Mafalda Faustino, de apenas um ano.
A filha da fadista e do gestor Jorge Faustino também esteve presente num dia especial para a mãe. Sempre bem-disposta, Mafalda fez as delícias de todos com as suas brincadeiras, não dispensando o colo da mãe durante a cerimónia. Jorge Faustino também não faltou à cerimónia. Num dia especial e marcante, o casal não escondeu o amor que sente, trocando um apaixonado beijo que selou um dos dias mais felizes da vida da fadista.
Nascida na África do Sul, em 1976, Kátia Guerreiro licenciou-se em Medicina já em Portugal, mais especificamente em Lisboa. A sua carreira na música teve início em 2000. Desde então, ao longo destes 13 anos de carreira que a fadista conquistou o seu espaço na música nacional e internacional, tornando--se numa das mais emblemáticas e afamadas fadistas da sua geração. Tanto em Portugal como no estrangeiro é habitual as salas lotarem nos dias dos espetáculos de Kátia Guerreiro.
Quanto à vida pessoal, Kátia Guerreiro vive uma relação discreta com Jorge Faustino, com quem está casada desde abril deste ano. A pequena Mafalda é a primeira filha do casal.
Texto: Bruno Seruca; Fotos: Tito Calado
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”