Conchita Wurst, nome artístico do austríaco Thomas Neuwirth, que inspirou milhões de fãs da Eurovisão ao vencer, em 2014, o Festival da Eurovisão, revelou que é seropositivo depois de receber ameaças de ex-namorado.
«Sou seropositivo há muitos anos. Isto é irrelevante para o público, mas um ex-namorado ameaçou que iria falar publicamente sobre este assunto. Não vou dar a ninguém o direito de me assustar ou influenciar a minha vida no futuro», escreveu no Instagram.
Artista espera «dar mais um passo contra a estigmatização das pessoas infetadas com HIV»
«Desde que fui diagnosticado, faço tratamentos e há muitos anos que estou abaixo do valor mínimo de deteção, o que significa que não posso transmitir o vírus», explica o artista, dizendo ainda que nunca tinha falado publicamente sobre o tema por respeito à família.
«Esta é uma informação só é relevante para eles. E para as pessoas com quem o contato sexual, é uma opção», acrescentou.
«Assumir é melhor do que ser exposto por terceiros. Espero que conseguir isto faça com que se dê mais um passo contra a estigmatização das pessoas que são seropositiva», escreveu Conchita, agradecendo ainda aos fãs. «A informação sobre a minha saúde pode ser nova para vocês – mas eu não sou! Estou bem, cada vez mais forte, motivado e livre! Obrigada pelo vosso apoio!»