Começar do Zero é o novo formato da TVI que desafia os concorrentes a desprenderem-se de tudo o que possuem e a descobrirem o que realmente precisam para serem felizes. Aos longo de um mês, os participantes viverão de acordo com quantro simples regras: todas as suas coisas serão armazenadas num contentor; Todos os dias poderão recuperar uma coisa; Não podem comprar ou emprestar nada, à exceção de produtos básicos e devem continuar com as suas vidas diárias.
Esta será uma experiência de sobrevivência urbana com o objetivo de, no final, os concorrentes perceberem o que realmente necessitam quando são despojados de tudo. Conheça os corajosos que aceitaram o desafio e deixaram tudo a nu.
Os três amigos do Montijo
David, Tiago e Rui gostam de ser levados ao limite.
David, 26 anos: Jovem empresário, diretor de uma cadeia de fitness no Montijo tem o sonho de ajudar e inspirar pessoas a mudar o estilo de vida. Aos 10 anos deixou o conforto do lar dos pais e embarcou numa das maiores aventuras da sua vida: foi para o Colégio Militar viver numa camarata com mais de 100 jovens. Com uma capacidade financeira estável, alguns dos valores ficaram para trás e David quer que esta experiência seja o ponto de partida para mudar.
Rui, 37 anos: Rui é personal trainer, um homem duro, postura militar e sem medo de desafios. Gasta todo o seu orçamento em saídas noturnas, tecnologias e material de ginásio, mas sabe que isso tem de mudar. O mais importante na sua vida é o trabalho, mas rapidamente todas as suas prioridades podem mudar.
Tiago, 26 anos: O Tiago é introvertido e dedica o seu dia-a-dia maioritariamente ao trabalho. Gosta de política e é deputado na Câmara Municipal do Montijo. Tem como objetivo que esta experiência o ajude a passar a mensagem de como é viver com menos quantidade mas com melhor qualidade. Além da vertente política, também trabalha como personal trainer.
O casal de Braga
Júlio e Alice formam um casal que quer dar bons exemplos aos dois filhos.
O Júlio é doméstico por decisão familiar, para estar mais tempo com os dois filhos. Nos tempos livres vê televisão, faz natação e corrida. Não gosta de ser contrariado, de receber ordens e é muito pouco paciente. Apaixonado pela mulher Alice, decidiu que esta experiência pode melhorar a dinâmica familiar e ajudar a passar os verdadeiros valores aos filhos.
Alice está casada há 16 anos com Júlio e embarcou nesta aventura a pedido do marido. Não se considera muito consumista mas quando olha com atenção para a casa onde vive percebe que tem televisões a mais, equipamentos informáticos, gadgets e jogos de computador que ninguém utiliza. Quer que esta experiência ajude a família a perceber o que é mais importante.
As gémeas
Marta e Mariana, de 27 anos, são irmãs gémeas mas muito diferentes. Em comum têm a sua capacidade de «desenrascar».
A estudar para ser instrutora de ginásio, Marta gosta de se maquilhar, sair à noite com as amigas e ir às compras. Adora desafios e tem a certeza que não precisa de tudo o que tem e foi por isso que se inscreveu nesta experiência. Convidou a irmã gémea a participar porque quer melhorar a relação com Mariana.
Mariana é empregada de balcão num bar e está estudar design da comunicação. Diz-se bastante despojada dos bens materiais e consegue facilmente ‘desenrascar-se’ sozinha. Com ideais muito diferentes, a vida fê-la afastar-se da irmã e nos últimos tempos não têm tido muita proximidade. Mariana quer mudar isso e por isso aceitou o desafio de largar tudo e trabalhar na relação com Marta.
Os amigos à distância
Andreia e Renato são amigos à distância mas com muita coisa em comum: ambos não tiveram dúvidas em juntar-se para testar o seu instinto de sobrevivência e perceber o que é realmente importante.
O Renato, de 33 anos, é barbeiro na Madeira e desafiou a amiga Andreia a embarcar nesta aventura para testarem em conjunto os seus limites. Decidiu participar no Começar do Zero porque precisa descobrir o que realmente importa na sua vida.
Andreia, 22, é uma jovem mãe de um rapaz com 4 anos. É empregada de mesa e por isso não tem uma vida financeira desafogada. Contudo, gasta mais do que devia. Quer ser exemplo para o filho e precisa reorganizar e inverter a sua pirâmide de prioridades. Andreia acredita que vai descobrir muito sobre si própria e sobre a capacidade de superar dificuldades.
O jovem casal de Coimbra
Inês e Daniel formam um jovem casal que dedica parte do seu tempo livre às tecnologias.
Casada há 2 anos, Inês, de 31 anos, apaixonou-se por Daniel na internet e mudou de cidade por amor. Sonha formar família e foi essa vontade que a levou a inscrever-se na experiência: aprender a viver com menos para dar o exemplo e ser mais feliz. É viciada nas redes sociais e é no supermercado e em lojas de roupa que gasta a maior parte do seu orçamento.
O Daniel, 33, é natural de Coimbra e trabalha num armazém de logística de transportes. Desde os 19 anos que joga futebol e nos tempos livres é tão viciado em jogar consola que se esquece de responder às mensagens da mulher. Entra na experiência desafiado por Inês e aceita porque sabe que precisam definir prioridades antes de criar família.
Fábio
Fábio, de 28 anos, é completamente viciado em compras e tem um roupeiro fora de série. Cresceu numa família com pouco dinheiro mas a profissão permitiu-lhe construir uma vida financeira estável. Assume que aquilo que o faz sentir bem, atualmente, é gastar dinheiro. Fá-lo só porque sim e compra dezenas de objetos de que não precisa. De uma coisa tem certeza: era muito mais feliz quando vivia com pouco e quer voltar a encontrar-se e definir as verdadeiras prioridades da vida.
Fabiana
Fabiana chegou a Portugal há 6 meses. Sempre viveu no Rio de Janeiro onde era diretora numa empresa de consultoria e geria mais de 30 colaboradores. Decidiu deixar tudo e começar do zero em Portugal. Encaixou 40 anos de vida na bagagem para Portugal e foi nesse processo de mudança que percebeu que tinha de rever muita coisa na vida.
As melhores amigas
Ana e Sara são irreverentes e vivem rodeadas de tudo o que um millennial considera essencial…
Sara, de 27 anos, começou cedo a querer fazer a diferença. Há 6 anos foi para Timor Leste viver num país que precisava da sua ajuda. Quando decidiu regressar a Portugal deixou toda a roupa que tinha e voltou decidida a Começar do Zero. Depois de ter vivido quase sem as condições básicas, regressou ao país que a viu nascer e voltou a ter tudo e as prioridades de Sara rapidamente se dissiparam. Com 24 anos, tornou-se empresária e tem a certeza que não precisa de tudo o que tem para viver e, por isso, quer entrar nesta experiência e voltar a perceber o que é realmente importante.
A Ana, 31 anos, é formadora na área de estética e professora de Pole Dance. Decidiu entrar na experiência desafiada pela amiga Sara. Não se considera muito consumista, mas acha que ao longo da experiência vai perceber que é. É completamente viciada no Instagram e, pelo menos, 8 horas do seu dia são passadas no telemóvel.
O barbeiro
De origem Romena, Catalin, de 28 anos, é barbeiro, um homem de família e de trabalho. Nunca teve uma vida recheada e foi com muito trabalho que conseguiu construir várias empresas e assim, ganhar conforto e estabilidade financeira e começou a comprar tudo o que não podia anteriormente, sem olhar a custos. Decidiu entrar nesta experiência sozinho porque precisa redefinir prioridades e mostrar a todos que a vida que se aparenta ter nas redes sociais é irreal.
Percorra a galeria e veja as imagens dos concorrentes que decidiram «Começar do Zero»!
Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram