Claudisabel surpreendeu o público, esta tarde de quinta-feira, 6 de agosto, com uma notícia delicada sobre a sua saúde. Durante uma entrevista a Júlia Pinheiro, a cantora, de 37 anos, revelou que recentemente descobriu que tinha vários quistos nos seios.
Mas as revelações não se ficaram por aqui. A artista de música popular portuguesa foi diagnosticada com um mioma no útero, deixando a apresentadora muito sensibilizada.
«Tenho um mioma, que não me impede de ter filhos para já, mas a longo prazo provoca-me problemas em outros órgãos. Tem uma dimensão de uma gravidez de três meses, a médica dizia que era impossível, na minha idade, ter uma coisa daquelas», revelou.
«Se eu ainda tenho possibilidade de ter filhos, prefiro arriscar»
Apesar de ser considerado um tumor benigno, o mioma pode provocar, segundo explicou, «lesões ao nível da bexiga, intestinos e rins e têm tendência a aumentar».
Um dos conselhos da médica que acompanha Claudisabel foi operar e tirar o útero, mas a cantora recusou-se a fazê-lo, porque ainda sonha em ser mãe.
«Se eu ainda tenho possibilidade de ter filhos, prefiro arriscar e vir a ter outras complicações e outros problemas, que eu tenho consciência e sei que vou ter, do que tirar já toda a possibilidade de o fazer», desabafou.
A cantora terá agora de ser vigiada devido aos quistos nos seios e a médica ainda irá analisar os tratamentos que terá de realizar no futuro.
Claudisabel recordou ainda um grave acidente de viação que sofreu há cerca de um ano, que lhe provocou graves e irreversíveis lesões, como hérnias, problemas musculares e de visão.
O que é um mioma?
Os miomas uterinos afetam cerca de dois milhões de mulheres em Portugal e, quando sintomáticos, podem causar dor, hemorragias e degradam a qualidade de vida da mulher.
Os miomas são, aliás, a maior causa do recurso a histerectomias, ou seja, à remoção do útero. Estes são os tumores benignos mais comuns do trato genital feminino. As suas causas não são totalmente conhecidas, apesar de alguns fatores poderem estar relacionados com a doença.
A realidade é que entre 20 a 40 por cento das mulheres que têm miomas estão em idade reprodutiva. Mas há um novo tratamento que surge como alternativa à remoção uterina.
Saiba mais sobre miomas uterinos aqui
Texto: Filipa Rosa; Fotos: Arquivo Impala, Instagram e D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram