Para quem gosta de história, cultura, arquitetura, beleza e boa comida, Roma é um sítio a não perder. A Cidade Eterna, como é conhecida internacionalmente dado a sua história de conquistas e derrotas doImpério Romano, é um local onde se vai sentir numa viagem no tempo. Aproveite as férias da Páscoa para visitar Roma e pode ser que conheça o novo Papa. A cidade é grande, mas pode visitar o centro histórico em apenas um dia. Porém, se quiser conhecer Roma a fundo e perceber a essência de ser romano, fique pelo menos quatro dias. Só assim poderá, por exemplo, ir ao Vaticano. Não espere conseguir visitar a Capela Sistina se só for de passagem ao Vaticano. É que as filas são enormes para se entrar na Basílica de São Pedro. O conselho é que tire um dia para visitar aquela zona. Se ainda lhe sobrar tempo neste dia, aproveite para visitar o Castelo de Sant’Angelo e perca-se na vista sob o Vaticano e o rio Tibre.
A cidade está dividida em diversos distritos: Centro Moderno, Roma Antiga, Vaticano, Coliseu, Centro Norte, Trastevere, Aventino-Testaccio, Esquilino-San Giovanni e Nomentano. Cada um tem o seu encanto, apesar de grande parte das atrações turísticas estarem no centro, num raio de cinco quilómetros. Opte por passar um dia a pé na cidade. Assim, terá oportunidade de ver todos os postais ilustrados de Roma. O nosso conselho é que comece pela Piazza Del Popolo – que deve estar a reconhecer do romance de Dan Brown, Anjo e Demónios – ou pela Piazza di Spagna. Partindo daí passará por pontos como a Fontana di Trevi – onde tem de mandar uma moeda de costas para assegurar que regressa a Roma -, a Piazza Colonna com o seu Palazzo Chigi, que é a sede do governo italiano e residência do primeiro-ministro, a Piazza di Monte Citorio onde fica o Palazzo Montecitorio que é a sede da câmara dos deputados, o Pantheon, a Piazza Navona, a Piazza Venezia onde está o Monumento a Vittorio Emanuele II – primeiro rei da Itália, e o Coliseu. Mais uma vez, as filas para o Coliseu são bastante grandes. Opte por comprar as entradas na Internet. Do cimo do Coliseu aproveite a vista dos outros monumentos que merecem uma visita nesta zona. Não perca o Fórum Romano, o Fórum de Trajano e o Mercado. O Arco de Constantino e o Circus Maximus (em Aventino-Testaccio) também são de visita obrigatória. Já na zona da Roma Antiga, vale a pena conhecer o Panteão de Agripa, construído originalmente como templo dedicado aos deuses do panteão romano e posteriormente transformado em templo cristão.
Roma é uma cidade onde se respira arte e história a cada passo. Mas não só. Os romanos são bonitos, sabem receber, a comida é saborosa e a vida noturna também goza de boa fama. Por isso, para além de desfrutar das maravilhosas vistas da cidade, arrisque uma saída noturna. A zona de Testaccio é uma das mais populares, sobretudo no inverno para se beber um copo. Já no verão, os italianos preferem ir dançar para Ostia e Fregene, a cerca de 45 minutos da cidade, junto ao mar. Em Roma, obviamente, não perca a oportunidade de comer uma pizza à fatia, um gelado e de beber um copo de Lambrusco da Emília-Romagna. Certamente terá umas férias inesquecíveis.
Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Impala
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”