São sete décadas de vida que a cantora Cher assinala hoje.
Cher foi sempre uma personagem de contrastes, querida e amada por muitos, odiada por outros tantos.
Começou a sua carreira há cinco décadas atrás, como metade da dupla Sonny and Cher, com uma melodia e ritmos quentes que captaram imediatamente os gostos dos consumidores de música pop da altura. Era o auge do Motown e do pop britânico, mas os dois conseguiram implantar-se no mercado.
Para Phill Marder, da revista Goldmine, Cher era a líder de um movimento iniciado nos anos 60 que visava “expandir a rebelião feminina no mundo do rock” e o “o protótipo da rockstar feminina, ditando os padrões de aparência e atitude.”
Após ser considerada antiquada por uma nova geração que idolatrava as substâncias psicotrópicas de toda a espécie, Cher ressurgiu como estrela da televisão nos anos 70 com o estrondoso sucesso dos programas The Sonny & Cher Comedy Hour e Cher. Ela lançava tendências de moda com o seu extravagante senso de estilo.
Após se divorciar de Sonny em 1975, Cher experimentou vários estilos musicais, incluindo disco music e new wave, e pulverizou recordes de assistência com o seu espetáculo fixo em Las Vegas.
No início dos anos 80, estreou-se na Broadway e foi nomeada para o Oscar de melhor atriz secundária pelo filme Silkwood – Reação em Cadeia. Nos anos seguintes, protagonizou diversos filmes de sucesso como As Bruxas de Eastwick ou Feitiço da Lua, com o qual ganhou o Oscar de melhor atriz em 1988.
Ao mesmo tempo, Cher ganhou o respeito da crítica e do público como cantora de rock e estreou-se como realizadora de cinema nos anos 90, ao mesmo tempo que lançava o maior sucesso musical da sua carreira, Believe.
Segundo o biógrafo Mark Bego, “ninguém na história do show business teve uma carreira com a magnitude e o alcance da [carreira] de Cher.”
Até à data, é a única pessoa no mundo a ter recebido um Oscar, um Grammy, um Emmy, três Globos de Ouro e o prémio de melhor atriz no Festival de Cannes.
É uma das artistas mais bem-sucedidas da história, tendo já vendido mais de 100 milhões de álbuns a solo e 40 milhões de cópias como parte da dupla Sonny & Cher.
Deixe uma mensagem de parabéns a Cher pelo seu aniversário…
Foto: Impala
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”