Charles Aznavour morreu aos 94 anos, na sua casa no sul de França, depois de regressar de uma digressão no Japão. A notícia da sua morte foi confirmada pelos seus assessores de imprensa.
Lenda da música francesa e muitas vezes apelidado de Frank Sinatra, Charles Aznavour tinha uma longa carreira de 70 anos, com mais de 180 milhões de discos vendidos. O seu principal sucesso foi She, a música lançada em 1974 que ganhou de imediato uma versão em inglês.
Era considerado o “artista do século XX” depois de Frank Sinatra, Elvis Presley e Bob Dylan. Charles Aznavour escreveu mais de 800 canções e gravou mais de 1200, em vários idiomas. Trabalhou também com grandes nomes da música, tais como Edith Piaf e Luciano Pavaroti.
Charles Aznavour esteve várias vezes em Portugal. O último concerto no nosso País aconteceu há dois anos no Altice Arena, em Lisboa. A par da música, teve também uma carreira como ator. Foi casado com Ulla durante 50 anos.
A paixão por Amália Rodrigues
Charles Aznavour viveu uma longa amizade com Amália Rodrigues. A proximidade começou depois do cantor ficar impressionado com a voz da fadista, durante um espetáculo no casino de Knokke-le-Zoute . Os dois jantaram juntos e “houve magia”. Depois, Aznavour dedicou-lhe a letra da música «Ai, morrer por ti». Os dois encontravam-se com alguma frequência e estiveram juntos semanas antes da morte de Amália Rodrigues. «Falámos de tudo, de nada, de fados, do passado, da amitié amoureuse que partilhámos», chegou a confidenciar.
Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram