O Chá Azul ou Oolong já existe há muitos séculos no oriente e cada vez mais está a ser tendência nos países europeus. Na verdade esta bebida está repleta de benefícios para a saúde. O ideal é beber até três chávenas por dia e depois das refeições, para que beneficie da sua ação digestiva. O chá é utilizado na medicina alternativa e é feito através de uma flor da Ásia chamada Clitoria ternatea.
Benefícios do Chá Azul
Anti-inflamatório
Estas flores têm um potencial antioxidante comprovado cientificamente. Assim, ajudam no fortalecimento da imunidade e, por isso, previne doenças, inflamações e infeções no organismo. Além disso, inibe problemas como acne e envelhecimento precoce.
Controlo da glicemia
Este chá é abundante em flavonoides e antioxidades e, por isso, também ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, ajudando quem sofre de diabetes, mas também é eficaz no controlo do colesterol, beneficiando quem sofre de doenças cardiovasculares.
Saúde mental
De acordo com um estudo da índia, o chá azul pode ajudar no tratamento da depressão, mas também noutros distúrbios relacionados com o humor e a saúde mental.
Cancro
De acordo com os especialistas, estas flores têm antocianina, um pigmento que também podemos encontrar na pele das uvas e que pode dar proteção contra doenças como o cancro. De qualquer forma, ainda está sob investigação. William Li, cientista e médico, acredita não só que este chá confere sensação de saciedade, como tem efeitos anticancerígenos.
Entre os inúmeros benefícios já enunciados, este chá azul também:
- Elimina toxinas do organismo;
- Melhora o ânimo;
- Aumenta a energia:
- Estimula a memória;
- Ajuda a perder peso;
- É um paracetamol natural, pelo que ajuda a baixar a febre;
- Fortalece o cabelo.
Preparação do Chá Azul
- 1 colher de chá de flores secas
- 500 ml de água a ferver
Depois de juntar as flores à água e só coar a bebida e esperar que amorne para ser servida.
É um corante natural
A cor azul pode ser usada como corante natural! Seja para doces, massa, arroz, pão, mas também para dar cor a bebidas.
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram