Catarina Camacho fala do problema de saúde
«5 minutos na boca e uns dias em sofrimento. Isto dói»

Nacional

Catarina Camacho quebra o silêncio sobre problema de saúde que afecta muitas pessoas: «Parece que estou grávida»

Qui, 24/01/2019 - 15:40

«Parece que estou grávida, mas não estou. Calma!», esclarece Catarina Camacho, da RTP, ao partilhar uma montagem de várias fotografias no Instagram. 

Nas imagens, a apresentadora do primeiro canal surge com um vestido justo, em tons de bordô, e com uma barriga bastante saliente. Porém, não se trata de uma gravidez. Na legenda da imagem, o rosto da RTP passa a explicar.

«Esta barriga linda é o resultado visível da minha história de amor com o pão alentejano…»

«Isto não é só vir aqui mostrar fotos “lindas” em dias bons. Há que falar das coisas como elas são, sem filtros. No outro dia ouvi alguém dizer que já não suportava esta história dos alimentos sem glúten, sem lactose e afins, que era na maioria dos casos tudo uma grande treta. Bom… eu sou só o meu caso. E no meu caso esta barriga linda é o resultado visível da minha história de amor com o pão alentejano, com as deliciosas migas de espargos, a sericaia com ameixa de Elvas, o queijinho de cabra e outras delícias», justificou o inchaço notório da barriga, uma vez que sofre de intolerância alimentar. 

«Posso aproveitar e ir à loja do cidadão, ninguém me nega a senha prioritária»

Sem perder o sentido de humor que lhe é característico, Catarina Camacho brincou com a situação que, ao que parece, pouco tem de engraçada, uma vez que lhe provoca imensas dores.

«“Perdoa o mal que me fazes pelo bem que me sabes”. Só que não há perdão. 5 minutos na boca e uns dias em sofrimento. Isto dói. Isto não parece, mas dói. Cada caso é um caso. Este é o meu. Intolerância alimentar é um dos meus problemas de saúde. Parte positiva, acho que posso aproveitar e ir à loja do cidadão, ninguém me nega a senha prioritária, certo? Mais alguém com o mesmo problema?», terminou questionando os seguidores. 

Intolerância Alimentar

A intolerância a um alimento, é uma reacção anormal, geralmente continuada e de baixa reatividade. Ao contrário de uma alergia alimentar onde o sistema imunitário é ativado, a intolerância pode ocorrer apenas pela falta de uma enzima necessária para a digestão de um componente/parte de um alimento, tendo como resposta uma inflamação crónica.

Quais os sintomas associados à intolerância alimentar?

– Digestivos – Síndrome do cólon irritável, obstipação, diarreia, acidez, náuseas, cólicas;
– Dermatológicos – Vermelhidão cutânea, acne, eczemas, urticária, rosácea, psoríase;
– Psicológicos – Ansiedade, letargia, depressão, fadiga, astenia;
– Neurológicos – Enxaquecas, enjoos, dores de cabeça;
– Músculos e articulações – Artrites, mialgias (dores musculares), artralgias (rigidez nas articulações);
– Respiratórios – Bronquite, asma, dificuldades respiratórias;
– Outros – Retenção de líquidos, aumento de peso.

Após a supressão do alimento ou alimentos proibidos observam-se melhorias evidentes. Saiba mais sobre este problema de saúde aqui

Texto: Redação WIN, Conteúdos Digitais / Fotos: Arquivo Impala e DR

Siga a Revista VIP no Instagram