Catarina Camacho
Apresentadora da RTP deixa a televisão: “É preciso ter noção quando é hora de sair”

Nacional

Catarina Camacho tomou a decisão de se afastar do pequeno ecrã. A atravessar uma depressão, a apresentadora da RTP não quer voltar a fazer televisão.

Qua, 01/06/2022 - 8:16

Catarina Camacho já não volta aos ecrãs da RTP. A apresentadora, que revelou no ano passado estar a lutar contra uma depressão, anunciou que decidiu abandonar a carreira ao final de 17 anos.

“Sobre o meu regresso à televisão. Vou esclarecer: Já não faz parte dos meus planos. Não desejo voltar. Foi uma decisão tomada única e exclusivamente por mim e em plena consciência”, anunciou Catarina Camacho nas redes sociais.

“E não podem imaginar a paz que esta opção me trouxe. Confesso que já não me sentia nem feliz nem realizada. Estava cansada e desmotivada de tudo. Já não conseguia dar o meu melhor nem de transmitir o que é suposto enquanto apresentadora. É preciso ter noção quando é hora de sair”, acrescentou.

Em jeito de remate, a agora ex-apresentadora Camacho agradeceu pelos seus “17 anos de trabalho consecutivo” e por tudo o que aprendeu “nos bons e maus momentos”. “Claro que as consequências desta mudança trazem desafios e receios. Mudar de vida aos 39 anos?!! Oh meu Deus devo estar louca!! Um pouco. Bom… este último ano foi intenso. Mas já tenho algumas novidades”, garante.

Catarina Camacho e a depressão

Catarina Camacho está a passar por uma batalha contra a depressão. Por consequência, a apresentadora da RTP ficou mais magra, perdeu peso e chegou mesmo a pesar apenas 40 quilos.

“Sem entrar em grandes explicações sobre a razão… Quero focar a questão na solução. Há um ano cheguei a pesar, na minha pior fase… 40 quilos. Se era o que gostava de ver ao espelho? Não. O meu corpo começou a transformar-se. Fiquei ‘pele e osso’. Estava a desaparecer. Por fora, era visível. Por dentro, só eu sei.”, escreveu, em jeito de desabafo, nas redes sociais.

‘Estás a ficar muito magra… Tens de abrandar as corridas.’ Quantas vezes ouvi isto! E eu sabia. Mas sabia, também, que parar, naquele momento, era deixar que a minha sanidade mental desse ‘o berro’. Não dormia mais de três horas por noite, não parava quieta, tinha apetite e comia imenso, mas não descansava nada. Parecia que vivia ligada à corrente. E correr… era o meu descanso”, continuou.

A comunicadora mostrou ainda algumas imagens, nas quais mostra uma silhueta bastante magra. Porém, numa delas é possível ver uma barriga ligeiramente proeminente.  “Depois… o corpo começou a dar sinais de alerta. Mas ainda fui a tempo de os ouvir. Não, não é gravidez! É uma doença. Sem entrar em grandes detalhes”, contou.

Após “sinais de alerta”, Catarina Camacho decidiu seguir um plano alimentar, de modo a ganhar massa muscular. “Resumidamente, tive de mudar os meus hábitos alimentares. Glúten e produtos refinados tiverem de sair de vez da minha dieta”, explicou.

“Porque ser magra não significa ‘ter tudo no sítio certo’. Conclusão: continuo a praticar desporto moderado. E é isto… Ando ausente, para me fortalecer e voltar a estar presente, quando sentir que já ‘estou capaz’”, rematou Catarina Camacho.

Texto: Ana Filipe Silveira e Márcia Alves; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram