Casa Real Britânica
A mudança na lei de sucessão da coroa antes do nascimento do príncipe George

Realeza

A alteração na lei que prometeu acabar com o sistema de primogenitura masculina surgiu pouco antes do nascimento do príncipe George. Saiba tudo!

Sex, 03/02/2023 - 15:30

A Casa Real Britânica é sem dúvida uma instituição regrada, contudo há leis que se vão alterando com o tempo. A Lei de Sucessão da Coroa sofreu alterações em maio de 2013, pouco antes do nascimento do príncipe George, o filho mais velho de William e Kate.

A alteração foi sobre as disposições da Declaração de Direitos e da Lei de Liquidação para acabar com o sistema de primogenitura masculina, que afirma que o filho mais novo pode estar a frente na linha de sucessão se a primeira na linha for uma rapariga.

A verdade é que esta regra não teve logo efeito imediato, visto que o primeiro filho do casal foi um rapaz. Contudo, vai ter um peso mais para os filhos mais novos, a princesa Charlotte e o príncipe Louis, nascidos em 2015 e 2018. Ou seja, Charlotte manteve o seu lugar na posição na linha de sucessão do trono, não tendo sido ultrapassada pelo seu irmão mais novo.

Esta lei só se aplica aos nascidos após 28 de outubro de 2011,  ou seja a princesa Anne apesar de ser mais velha do que os seus irmãos, o príncipe Andrew e o príncipe Edward, está depois deles na linha de sucessão ao trono.

Quanto às monarquias do Mónaco e de Espanha, ainda favoreceu o sistema de primogenitura masculina.

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Casa Real Britânica.

 

Siga a Revista VIP no Instagram