O casamento de Mariana e Tomás em “A Serra” aconteceu esta semana. Mas se o enlace entre as personagens interpretados por Carolina Carvalho e José Mata é ficção, o vestido de noiva da atriz é bem real e foi feito de propósito para esta cena. Embora a cerimónia seja mais intimista, tudo é preparado ao pormenor e com atenção a todos os detalhes, desde o vestido à maquilhagem, ao cabelo e à decoração da festa.
A revista Maria acompanhou todos os preparativos e falou com quem está por detrás de uma das cenas mais importantes da novela A Serra, que vai mudar completamente o rumo da história.
Os preparativos da noiva de A Serra
Vestido sensual
Desvendamos como foi idealizada a roupa da noiva. “Pensei num estilo romântico e tentei encontrar um vestido que fosse ao encontro das necessidades da cena”, afirma Dora Luís, a figurinista da novela A Serra. “De poliamida, viscose e algodão”, o vestido prima pela simplicidade, elegância e romantismo. À saia plissada foi adicionado um corpete em tule e renda. As costas são abertas. Quanto à inexistência de um véu, Dora explica a razão: “Não o usou por este ser um casamento muito simples e não é religioso”.
O vestido foi adaptado a partir de um que já pertencia ao espólio da SP Televisão e “demorou cerca de um dia a arranjar”. A figurinista explica que Carolina Carvalho se sentiu “elegante e bonita”. A Maria quis saber quanto poderia custar o vestido de Mariana, na novela e o valor está longe dos tradicionais vestidos de noiva. “Este vestido pode ficar em cerca de 300 euros”, conta-nos. Contudo, o vestido não será para venda. “Guardamos e reutilizamos. Por norma, estas peças não são vendidas”, afiança a figurinista.
Maquilhagem suave
A juventude e a beleza natural da atriz Carolina Carvalho não exigiram grandes produções. Ana Araújo (responsável pela make-up e pelos cabelos) explica que optou pela simplicidade e por “tons terra e dourado para realçar a cor de olhos”.
Cabelo ao natural
Sem um véu, Carolina Carvalho – ou Mariana – precisava de um pormenor que lhe desse aquele ar de noiva, apesar de o cabelo estar bastante simples. Ana Araújo (responsável de caracterização) conta que foi feita uma leve ondulação e revela um detalhe que fez toda a diferença. “Os ganchos são os apontamentos para dar brilho ao cabelo.” A ideia deste visual foi de Ana, mas em conjunto com Cristina, a cabeleireira que também faz parte da equipa que todos os dias preparava os atores d’A Serra para as cenas.
Decoração em tons quentes
Para criar o ambiente perfeito para o casamento, Dulce Machado (responsável do Departamento de Adereços) optou por tons quentes, como o cor de laranja, que “está presente no altar, no bouquet da noiva e em alguns detalhes, como no prato das alianças”. Para Dulce, o cor de laranja significa “alegria e prosperidade” e há uma razão para esta escolha, nada é deixado ao acaso: Mariana está numa nova fase da sua vida.
O altar
“Era fundamental conseguirmos uma cor contrastante com as zonas envolventes do décor”, diz ainda Dulce Machado, que com o apoio de João Rosa e Ricardo Martins, que fazem parte da decoração de exteriores, adquiriram uma pérgula. “Envolvemos com voile e grinalda de flores”, revela ainda a responsável do Departamento de Adereços.
Texto: Ana Lúcia Sousa e Carla da Silva Santos; Fotos: Divulgação SIC
Siga a Revista VIP no Instagram