Carlos III
Enganado por assessor sénior e levado a assinar documento

Realeza

Carlos III foi enganado enquanto se estava a recuperar do tratamento contra o cancro. O assessor recusa falar!

Seg, 15/04/2024 - 21:00

A polémica em Inglaterra está instalada! O rei Carlos III foi enganado por um assessor sénior e tudo para nomear um colega para o cargo de palácio.

O assessor fez com que o soberano assinasse um documento a nomear um colega e tudo enquanto recuperava do tratamento contra o cancro. Como resultado, o secretário particular do rei foi forçado a ordenar uma reviravolta na nomeação.

David White, o assessor em questão, terá sido alvo de uma severa reprimenda após ter sido acusado de ignorar procedimentos judiciais e  utilizar outras formas para garantir a assinatura do Rei – e tudo numa altura em que receberam ordens para não sobrecarregar o rei.

Uma fonte declarou ao The Mail: “É como um truque da Idade Média. Houve uma grande briga nos bastidores. Algumas pessoas acreditam que David White tentou deliberadamente chegar a Carlos III pelas costas para que ele pudesse colocar o seu candidato preferido no cargo”, começou por explicar. E acrescentou: “O que David pode não ter percebido é que o rei estava cansado. Noutras palavras, estava mais vulnerável, e é por isso que existe um procedimento adequado.

Qual o papel do assessor?

David White é Garter King of Arms e, como tal, o papel é aconselhar o monarca em heráldica e questões de condução de cerimónias reais e não de recomendar ao rei candidatos para cargos na Casa Real.

Neste caso, o cargo para o qual estava a nomear o colega, Peter O’Donoghue, era para  Secretário da Ordem da Jarreteira surgiu no College of Arms. Conudo, mais assessores seniores do Palácio de Buckingham foram formalmente aconselhados a apresentar outro candidato. Como resultado, o procedimento normal seria que essa documentação passasse pelos canais oficiais – sendo incluída nas caixas vermelhas do rei e examinada pelos seus secretários particulares. Mas não foi isso que aconteceu! Foi passada uma carta de recomendação logo ao rei.

De acordo com The Mail , David White recusa-se a comentar.  O Palácio de Buckingham também não quis comentar.

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Reuters e Shutterstock

Siga a Revista VIP no Instagram