Carlos III
Celebra o 74.º aniversário: o primeiro enquanto rei de Inglaterra

Realeza

O rei Carlos III completa esta segunda-feira, 14 de novembro, 74 anos. Este é o seu primeiro aniversário enquanto rei de Inglaterra.

Seg, 14/11/2022 - 11:50

É dia de festa na Casa Real britânica. O rei Carlos III completa nesta segunda-feira, 14 de novembro, o seu 74.º aniversário, o primeiro enquanto monarca de Inglaterra. Este foi um ano bastante atribulado para o soberano, que sofreu uma mudança drástica em setembro, quando a rainha Isabel II morreu e então príncipe viu-se obrigado a assumir de imediato as suas responsabilidades enquanto rei.

Apesar de a sua ascensão ao trono de Inglaterra ter sido repentina, o rei Carlos III tem vindo a conquistar os súbditos aos poucos. Apesar de ainda ser, para alguns subditos, uma personalidade distante e desconhecida, uma vez que a rainha Isabel II assumiu a Coroa durante mais de 70 anos, o monarca está a surpreender pela positiva os britânicos pela postura afável que tem assumido nos compromissos oficiais.

Os príncipe de Gales, William e Kate, assinalaram o aniversário do rei Carlos III com uma mensagem especial. Percorra a nossa galeria e veja tudo!

Rei Carlos III recebe nova distinção

Para assinalar este dia especial, a página oficial de Instagram da família real britânica partilhou uma foto especial do rei Carlos III, destacando que este foi distinguido como Ranger do Windsor Great Park. “Sua Majestade o Rei tornou-se oficialmente guarda florestal do Windsor Great Park, setenta anos depois de o seu pai, Sua Alteza Real o Duque de Edimburgo, ter sido nomeado para o cargo”, começa por dizer a mensagem.

“O Ranger of The Great Park oferece supervisão e orientação ao Vice Ranger e à sua equipa no dia-a-dia de uma das propriedades mais antigas do país. O papel pode ser rastreado até 1559, quando Sir Henry Neville foi nomeado durante o reinado da rainha Elizabeth I. Nos últimos 460 anos, o cargo foi geralmente ocupado pelo Soberano ou por membros da família, incluindo o pai e o avô do rei”, lê-se ainda.

“O Duque de Edimburgo foi o guarda florestal mais antigo do Windsor Great Park – ocupando o cargo de 1952 até à sua morte, em 2021. Sua Alteza Real teve um papel ativo na supervisão de desenvolvimentos, como a reintrodução de veados vermelhos no Deer Park em 1979 e o desenvolvimento do The Savill Garden Visitor Center e do Virginia Water Pavilion”, termina a publicação.

 

Rei Carlos III: “A minha querida mamã inicia a sua jornada para se juntar ao papá”

No dia 9 de setembro, o rei Carlos III discursou pela primeira vez após a morte da rainha Isabel II. As primeiras palavras do novo rei de Inglaterra foram carregadas de muita emoção e ficaram marcadas pelos agradecimentos à mãe e pelas promessas enquanto novo soberano.

Todo vestido de preto e com um retrato de Isabel II. Foi assim que o rei Carlos III surgiu, na emissão televisiva que foi para o ar às 18h. “Durante toda a sua vida, a Sua Majestade, a Rainha, a minha querida mãe, foi uma inspiração, um exemplo para mim e para toda a minha família (…) Presto homenagem à memória da minha mãe e honro a sua vida de serviço”, começou por dizer.

O novo rei do Reino Unido lembrou a promessa que a sua mãe fez de “dedicar a sua vida, fosse ela curta ou longa, aos seus povos, e isso foi mais do que uma promessa, foi um empenho pessoal profundo que definiu toda a sua vida.”

“Ela fez sacrifícios pelo dever, a sua dedicação, a sua devoção nunca teve momentos de quebra. É essa promessa de vida que eu renovo para vós hoje, aqui”, acrescentou.

E prosseguiu: “Na sua vida de serviço, nós vimos um amor grande pela tradição, juntamente com aquele abraço do progresso que nos faz uma nação grande. O afeto, a admiração e o respeito que ela inspirou tornaram-se o símbolo do seu reinado e, como todos os elementos da minha família podem testemunhar, ela combinava estas qualidades com o calor humano, o humor e uma capacidade sem falhas de ver sempre o melhor das pessoas. A rainha Isabel II teve uma vida bem vivida.”

Leia mais aqui

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reprodução Casa Real britânica e Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram