A importância da alimentação durante o processo de tratamento do cancro tem sido motivo de vários estudos. Além de ajudar a atenuar os sintomas (nomeadamente, aqueles que ocorrem por conta da quimioterapia), uma dieta equilibrada pode também ajudar a reduzir o risco de vir a sofrer de um determinado tipo de cancro. Um exemplo flagrante deste último caso é por exemplo uma dieta rica em fibras. Isto porque facilita a digestão e, assim, reduz o risco de vir a sofrer de alguns tipos de cancro, como intestinos ou cólon.
Além da importância do tipo de alimentos que tomamos, importa também definir a forma como os comemos. Para quem está a passar por um processo de quimioterapia, é importante comer de forma mais faseada, evitando assim que o estômago fique demasiado cheio.
“Uma pessoa que está em quimioterapia ou num outro tipo de tratamento contra o cancro deve comer faseadamente a cada 3 horas. Ou seja, o ideal não é fazer grandes refeições, mas sim porções menores. Desta forma, o estômago fica menos repleto de alimentos, o que ajuda a evitar o enjoo e as náuseas comuns nessa fase”, explica Celso Massumoto, oncologista e autor do livro “Gastronomia hospitalar e TMO”.
Continue a ler este artigo aqui
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”