1- Lavar o cabelo com cuidado
Por se tratar de um tipo de cabelo mais seco e sensível, recomenda-se esfregar só o couro cabeludo com muito cuidado deixando que a espuma do champô escorra por todo o seu comprimento limpando assim, naturalmente, as impurezas sem agredir os cabelos. Opte ainda por produtos com baixo teor de sulfatos e parabenos.
2- Hidratá-lo frequentemente
Devido à sua estrutura o cabelo ondulado, encaracolado e crespo tem dificuldade em distribuir a oleosidade natural por todo o seu comprimento…Por isso, é boa ideia hidratar os seus caracóis com amaciador ou máscara, óleos específicos ou cremes de pentear.
3- Utilizar a escova certa
Prefira os pentes ou escovas feitos de madeira, já que ajudam a evitar o frizz e o volume em excesso por não possuírem electricidade estática.
4- Secar o cabelo com cuidado
Sempre que isso seja possível, deve deixar-se o cabelo secar ao natural para evitar o excesso frizz e as pontas secas e estragadas. Optando pelo secador, o mais recomendado é o uso do difusor em temperatura amena, de forma a secar os fios de cabelo e controlar o volume na medida certa.
5- Optar por penteados simples
Os cabelos devem estar totalmente secos antes de qualquer penteado. Depois, o melhor é optar por elásticos e adereços sem emendas ou peças metalizadas, de forma a evitar danos ou marcas indesejadas.
6- Pintar o cabelo com precauções
Por se tratar de um cabelo naturalmente seco, é preciso redobrarmos a nossa atenção. Se puder e se for fazer coloração, teste primeiro numa pequena madeixa de cabelo o produto de forma a garantir que a coloração escolhida não lhe irá danificar o cabelo. Uma vez pintado, o cabelo vai precisar de hidratação e nutrição intensa e regular, para evitar a perda de massa e o aspecto alisado indesejado.
7- Escolher fronhas de cetim ou seda
Sabia que o algodão das fronhas comuns retiram a a humidade do cabelo e a fricção dos fios de cabelo ao dormir resulta em caracóis desfeitos, rebeldes e com frizz? As fronhas de cetim ou seda são a melhor opção para os cabelos ondulados, encaracolados e crespos, já que não causam frizz, não absorvem a oleosidade do cabelo com tanta facilidade e não desfazem os caracóis devido à sua superfície macia e escorregadia
Artigo elaborado por Teresa Celestino, blogger e especialista em Lifestyle
Fotos: D.R. e Pintrest
Siga a Revista VIP no Instagram