Quem não se lembra, em criança, de acordar ao fim-de-semana com o maravilhoso cheiro da comida a ser preparada para o almoço de família? Tal como todas as outras, era uma refeição especial.
A nossa mãe sabia quais eram os nossos pratos e sobremesas preferidos e fazia questão de os preparar com todo o carinho e com ingredientes de qualidade, qualidade essa que ainda perdura atualmente.
Ao longo do tempo, as refeições têm sido um símbolo de partilha, de amor e de carinho. Lembrar os os pratos que a nossa mãe confecionava e cujas receitas nos passou, é uma maneira maravilhosa de honrar e imortalizar a sua família.
O Dia da Mãe, no próximo dia 3 de maio, é uma excelente oportunidade para relembrar receitas de antigamente e experimentar também receitas novas, sempre com o mesmo carinho e sentimento de partilha que caracterizaram estes momentos na cozinha.
Deixamos-lhe esta sugestão de Tarte de frutos vermelhos, bem como os ingredientes Branca de Neve e Espiga que não podem faltar na sua cozinha.
Tarte de frutos vermelhos
10 porções
Tempo de preparação: 1 h e 15 min.
Grau de dificuldade: Médio
Frigorifico: 3 dias
Congelador: Não congelar
Ingredientes:
BASE:
200 g de FARINHA BRANCA DE NEVE SUPER-FINA
200 g de manteiga
200 g de açúcar
100 g de amêndoa triturada
MUSSE DE FRUTOS VERMELHOS:
250 ml de água
2 saquetas de GELATINA FRUTOS DO BOSQUE BRANCA DE NEVE
3 iogurtes naturais
100 g de mistura de frutos vermelhos
CREME:
500 ml de leite
1 vagem de baunilha
4 gemas
120 g de açúcar
60 g de AMIDO DE MILHO ESPIGA
2 folhas de gelatina incolor
200 ml de natas
1 dl de TOPPING DE MORANGO BRANCA DE NEVE
DECORAÇÃO:
200 g de frutos vermelhos
20 g de amêndoa triturada
flores comestíveis q.b.
Preparação:
1- Prepare a massa para a base: coloque a FARINHA BRANCA DE NEVE SUPER-FINA e os restantes ingredientes numa tigela e amasse bem. Coloque-a numa tarteira de fundo amovível, espalhe e calque de forma a forrar o interior da forma; reserve no frio durante 15 minutos. Passado esse tempo, leve ao forno preaquecido a 170º C, por 20 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
2- Leve a água ao lume. Quando começar a ferver, adicione o conteúdo das saquetas de GELATINA FRUTOS DO BOSQUE BRANCA DE NEVE e mexa com umas varas até dissolver; deixe arrefecer um pouco. À parte, junte os iogurtes com os frutos vermelhos e triture. Passe este creme por um passador de rede fina, junte o preparado de GELATINA FRUTOS DO BOSQUE BRANCA DE NEVE e envolva. Verta para a forma e leve ao frio.
3- Entretanto, prepare o creme: ferva o leite com as sementes retiradas da vagem de baunilha; retire do lume. Bata as gemas com o açúcar e o AMIDO DE MILHO ESPIGA. Junte ao leite quente e volte a levar ao lume até engrossar. Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante dez minutos e esprema-as. Junte-as a um pouco do creme, misture até se dissolver e acrescente ao restante creme; deixe arrefecer completamente.
4- Bata as natas em chantili e envolva no creme já frio. Acrescente o TOPPING DE MORANGO BRANCA DE NEVE, mexendo com umas varas até ficar com um aspeto marmoreado. Verta sobre a musse que reservou no frio e espalhe. Decore com os frutos vermelhos e flores comestíveis. Salpique com a amêndoa triturada e sirva.
Veja mais receitas aqui: Cozinhar Sem Stress e Espiga
Siga a Revista VIP no Instagram