Boris Johnson
Agradece a enfermeiro português que o ajudou na luta contra a Covid-19

Internacional

Boris Johnson já teve alta hospitalar. O primeiro-ministro britânico agradeceu a Luís, um enfermeiro português, que o ajudou a luta contra a Covid-19.

Dom, 12/04/2020 - 15:54

Não é todos os dias que se ouve um primeiro-ministro, seja de que país for, falar de amor. Mas foi o que aconteceu na mensagem de Boris Johnson, poucas horas depois de ter alta hospitalar. O primeiro-ministro britânico, que contraiu o novo coronavírus e esteve internado nos cuidados intensivos do Hospital de St. Thomas, em Londres, agradeceu ao serviço público de saúde (NHS) e fez uma referência particular aos 2 enfermeiros que o acompanharam a cada segundo, ao longo das 48 horas críticas à sua sobrevivência. Um deles é português.

«Jenny, da Nova Zelândia, e Luís, de Portugal, perto do Porto. A razão pela qual o meu corpo conseguiu começar a receber oxigénio suficiente foi porque, a cada segundo, eles estiveram a vigiar, a cuidar e a fazer as intervenções que eu necessitava», disse o chefe do governo britânico. Reconhecendo que o NHS lhe salvou a vida, Boris Johnson reforçou ainda a importância fulcral do serviço público de saúde e rematou: «O serviço nacional de saúde funciona a amor».

Veja o vídeo:

Boris regressa a casa mas não vai trabalhar

Uma semana após ter sido internado de urgência nos cuidados intensivos do Hospital de St. Thomas, em Londres, devido ao agravamento do estado de saúde por causa da Covid-19, o primeiro-ministro britânico já está em casa, mas, para já, não vai trabalhar.

«O primeiro-ministro recebeu alta do hospital para continuar a sua recuperação», revelou um porta-voz, acrescentando que Boris Johnson vai continuar em isolamento social em em Chequers Court, a caasa de campo, que fica a cerca de 70 quilómetros do centro de Londres.

Recorde-se que Boris Johnson deu entrada na unidade de cuidados intensivos no domingo, dia 5 de abril, devido a complicações no sistema respiratório, provocadas pelo novo coronavírus. O primeiro-ministro britânico saiu da mesma unidade na quinta-feira, 9 de abril, por apresentar melhorias significativas, mas continuou em observação no hospital até este domingo.

Texto: Raquel Costa e Mafalda Mourão | Fotos: Reuters e redes sociais

Siga a Revista VIP no Instagram