Boris Johnson venceu oficialmente as eleições legislativas britânicas esta sexta-feira, dia 13 de dezembro, com maioria absoluta. O líder do partido Conservador agradeceu aos britânicos por terem ido às urnas e congratulou-se por vitória em eleições «históricas».
Esta vitória de Boris Johnson garante assim caminho livre para o Brexit e o Reino Unido deve deixar a União Europeia nos próximos tempos. Para o primeiro-ministro britânico, esta é uma questão «indiscutível e irrefutável.»
Fique a conhecer melhor o primeiro-ministro britânico através dos cinco factos que temos para lhe revelar:
1. Alexander Boris de Pfeffel Johnson nasceu em Nova Iorque em 1964. O pai do primeiro-ministro era inglês e estava a estudar Economia na Universidade da Columbia, por isso, Boris recebeu cidadania americana e britânica.
2. Em bebé, Boris Johnson foi batizado pelos pais como católico. Mas enquanto frequentava o colégio interno Eton College, Boris afirmou-se como anglicano.
3. Boris Johnson frequentou o colégio interno de elite Eton College e formou-se em estudos clássicos (isto é, latim e grego antigo) pela Universidade de Oxford. Depois da licenciatura, assumiu o cargo de jornalista do jornal The Times, mas foi demitido por fazer uma citação, que atribuiu a um historiador, que também era seu padrinho.
4. Os escândalos são uma constante na vida do primeiro-ministro britânico. Por exemplo, Boris Johnson foi demitido de uma posição política, em 2004, por mentir sobre um caso extraconjugal. Também já foi acusado de violência doméstica.
5. Boris Johnson é o chefe do partido conservador, mas os seus pontos de vista estão, muitas vezes, alinhados com o progressismo. Por exemplo, o primeiro-ministro é um defensor de longa data de questões LGBT.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram