Os portugueses preocupam-se cada vez mais com o corpo e procuram comer de forma saudável e praticar exercício físico para perder aqueles quilinhos a mais. A revista Hola! partilhou uma lista com sete truques a seguir para conseguir obter resultados mais facilmente e mais rapidamente. Confira-os:
A hora de dormir
Vários estudos comprovam que é importante dormir bem para poder perder peso. O ideal é dormir entre sete a nove horas por dia. Isto porque o sono é fulcral para equilibrar duas hormonas envolvidas na sensação de fome: a leptina e a grelina. A leptina serve como inibidor de fome e a grelina estimula a fome. Quanto mais horas dormir, mais leptina produz. Quem dorme menos de cinco horas produz mais grelina e, por isso, vai ter mais fome durante o dia.
O Inverno
Está cientificamente provado que ganhamos mais peso durante os meses mais frios. Isto porque passamos mais tempo em casa e sentados ou deitados, aconchegados por causa do frio, e, consequentemente, comemos mais e queimamos menos calorias. Além disso, a luz natural [solar] impede que a pele armazene gordura.
Beber água antes de dormir
Beber dois copos de água antes de ir dormir pode facilitar no processo de perder peso. Este gesto evita que o corpo absorva todas as gorduras ingeridas durante o dia à noite [quando estamos parados].
A cor da loiça
Este é, provavelmente, um dos truques mais surpreendentes. Trata-se de enganar a mente através das cores. Especialistas defendem que a loiça azul limita o nosso apetite. «Esta cor parece limitar o nosso apetite. Estudos garantem que a comida fica menos apetitosa e, portante, ajuda a controlar a fome. Houve até especialistas que criaram óculos para ver tudo azul para aumenta esta sensação de que os alimentos são pouco atraentes», revelou Magda Pérez, especialista do centro Carmen Navarro.
Apanhar Sol
A falta de vitamina D, proveniente da luz solar, pode contribuir para o aumento do peso e a acumulação de gordura na zona abdominal. A vitamina D «dissolve-se» na gordura e usa-a como fonte de energia, isto é, desgasta-a. Segundo os especialistas, 20 minutos de exposição solar diários são suficientes, mas se puder aproveitar o pouco sol que há no inverno ao máximo, melhor.
Comer «emocionalmente»
Está comprovado que a grande maioria das pessoas quando está triste come. Este é um procedimento errado e é importante combater esta vontade de comer quando há dificuldade em controlar as emoções. Este tipo de fome leva-nos a comer fast food e junk food em grandes quantidade e além de contribuir para o aumento de peso, contribui também para problemas de saúde, como o colesterol.
Comer proteína antes de dormir
Consumir 150 calorias de proteína 30 minutos antes de ir para a cama estimula o metabolismo e aumenta a massa muscular. «Desde que a proteína seja magra e ingerida sem acompanhamento, contribui com aminoácidos que podem ser utilizados para construir massa muscular», revelou a especialista Paula Rosso.
Além destes truques, é importante comer de forma saudável e equilibrada, sem restringir o corpo de certos grupos alimentares. Dietas muito restritivas são mais difíceis de cumprir. O ideal é comer um pouco de tudo, mas em quantidade menores. Para ser mais fácil, faça refeições mais pequenas várias vezes ao dia. As duas últimas refeições do dia devem ser as mais leves e aí sim, pode optar por não comer hidratos, pois vai estar mais parado e não vai conseguir o gasto calórico pretendido.
Também é importante beber muita água e fazer exercício físico. Note-se que para ter atividade física não é necessário ir para um ginásio e em alguns casos nem é preciso sair de casa. As tarefas domésticas podem ser ótimos aliados da perda de peso. Aproveite todos os momentos para andar a pé e/ou de bicicleta.
Texto: redação WIN/Conteúdos Digitais; Foto: DR
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”