Foi detetado um crescimento do número de ataques de phishing durante o período que antecede a Black Friday. O número total de ataques de phishing financeiros disfarçados de sistemas de pagamento online mais do que duplicou de setembro (627.560) a outubro de 2021 (1.935.905), um aumento de 208%.
Esta e outras conclusões estão disponíveis no estudo da Kaspersky. A época de saldos atrai a atenção de compradores e retalhistas; contudo, é também uma das alturas favoritas do ano dos cibercriminosos, que não hesitam em enriquecer através de retalhistas online, criando páginas falsas que imitam as maiores plataformas de retalho e plataformas de pagamento online.
4 dicas para não ser alvo de fraude durante a Black Friday
Durante os primeiros dez meses de 2021, os produtos da Kaspersky detetaram mais de 40 milhões de ataques de phishing a plataformas de comércio online e de e-shopping, assim como instituições bancárias. Enquanto as lojas físicas recuperaram em 2021 – após 18 meses difíceis, e o regresso dos clientes ao offline – os investigadores da Kaspersky não observaram as típicas tendências sazonais de phishing relacionadas com as compras online, tais como o afluxo significativo de páginas de phishing com ofertas demasiado generosas para serem verdadeiras, ou o crescimento de burlas associadas ao universo retalhista.
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