Bill Gates, o co-fundador e ex-CEO da Microsoft, e a mulher, Melinda Gates, anunciaram, nesta segunda-feira, 3 de maio, que iriam divorciar-se ao fim de 27 anos de casamento. A notícia foi dada pelos próprios nas redes sociais e apanhou todos de surpresa.
Este pode ser o divórcio mais caro de sempre da história. Bill e Melinda Gates têm uma fortuna avaliada em 130,5 bilhões de dólares, segundo a Forbes, e esta rutura levanta, assim, questões sobre o destino do dinheiro. Não se sabe, até ao momento, como o casal vai dividir os bens ou se terão assinado um acordo pré-nupcial, mas devido ao tamanho da fortuna, este será, mesmo, um dos maiores acordos de divórcio da história.
Não há registo de acordo pré-nupcial entre Bill e Melinda Gates
Bill Gates, que em 1975 fundou a Microsoft, vale 130,5 bilhões de dólares (qualquer coisa como 109 mil milhões de euros) e é a quarta pessoa mais rica do mundo, de acordo com a Forbes. Gates tornou a pessoa mais rica do mundo – com uma fortuna de12,9 bilhões – em 1995, um ano depois de se casar com Melinda.
De acordo com a petição de divórcio, Bill e Melinda estão separados e assinaram um contrato que determina como irão administrar as finanças após o divórcio. O casal pediu para dividir os seus ativos com base nos termos do contrato de separação, mas os detalhes do mesmo não foram divulgados. O processo não menciona um acordo pré-nupcial, mas isso não significa que não tenham um, uma vez que não são obrigados a divulgar tudo no processo.
Caso Bill e Melinda Gates decidam dividir a fortuna de forma igualitária (50%, cada um), a fortuna de Melinda Gates passaria a estar avaliada em 62.25 mil milhões de dólares (51 mil milhões de euros).
Melinda Gates diz que não precisa do “apoio do marido”
Nos documentos judiciais do divórcio, a que a NBC News teve acesso, Melinda disse que o casamento está “irremediavelmente desfeito”, que não precisa do “apoio do marido” e que a divisão de bens vai ser feita com base num contrato de separação. “Pedimos ao tribunal que dissolvesse o nosso casamento e decidisse que a nossa união matrimonial terminasse na data estipulada no nosso contrato de separação”, lê-se num dos documentos.
Apesar da separação inesperada, Bill e Melinda garantem que vão continuar o trabalho que têm vindo a fazer na The Bill and Melinda Gates Foundation — a maior fundação privada do mundo, focada em melhorar as condições da população mais desfavorecida em todo o mundo.
O anúncio da separação de Bill e Melinda Gates
O anúncio foi feito pelos dois nas redes sociais: “Depois de uma grande ponderação e de muito trabalho na relação, decidimos pôr fim ao nosso casamento”. O casal assegura que ambos continuam a acreditar na missão da fundação que criaram em conjunto e, por isso mesmo, vão continuar a trabalhar juntos, mas já não veem como podem “crescer juntos enquanto casal”.
“Depois de muita reflexão e muito esforço na nossa relação, tomámos a decisão de terminar o nosso casamento. Durante os últimos 27 anos, criámos três crianças fantásticas e críamos uma fundação que funciona em todo o mundo para que todas as pessoas possam levar uma vida saudável e produtiva”, lê-se na nota conjunta que Bill e Melinda partilharam nas redes sociais.
“Continuamos a acreditar nesta missão e, por isso, continuaremos a trabalhar juntos na fundação. Apesar disso, não acreditamos que seremos mais capazes de crescer enquanto casal nesta nova fase das nossas vidas”. A nota termina com um pedido para que lhes seja dado “espaço” e a privacidade de ambos seja respeitada nesta nova fase das suas vidas.
Bill e Melinda Gates, casados em 1994, têm três filhos: Phoebe Adele Gates, Rory John Gates e Jennifer Katharien Gates, com 18, 21 e 25 anos, respetivamente.
Texto: Inês Neves; Fotos: reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram