O Big Brother sancionou Rui Pedro pela forma agressiva como falou com Joana no final da gala de domingo. O castigo foi conhecido ao final da tarde desta segunda-feira – na próxima gala não fará a prova de líder – mas os telespetadores não gostaram. Muitos falam em expulsão e há até quem o compare a Pedro Soa, do BB2020.
Depois de a gala ter terminado, o concorrente mostrou-se bastante exaltado e gritou de forma violenta para Joana, acusando-a de ser «mimada» e «intriguista». Rui Pedro chegou mesmo a proferir algumas frases intimidatórias como «vou-te massacrar até entrares em depressão» ou, tal como fez Pedro Soa numa discussão com Teresa, no BB2020, e que ditou a sua expulsão, «quem manda aqui sou eu».
Veja parte da discussão:
«Devia ser expulso»
Na Internet, as reações não se fizeram esperar, acusando a produção de ter sido demasiado branda com o jovem. «Confesso que anseio o dia em que a endemol sanciona violência psicológica com a mesma atitude que sanciona violência física. ‘Vou-te massacrar até entrares em depressão é extremamente grave», escreveu um seguidor do programa.
«A produção é uma vergonha. Há milhares de crianças a ver este programa e a seguir os seus exemplo», «Devia ser expulso», «Gravíssimo, diria até que está equiparado à agressão fisica. Uma indignação», «O Pedro Soa fez o mesmo e foi expulso e este é da mesma escola e está lá dentro. Isto é só uma palhaçada! O que ele disse é muito grave e foi sancionado. É só ridícula esta produção… Depois não querem que digam que é tudo manipulado», escreveram outros.
«Aguardando a reação de Pedro Soa. Ou as regras mudaram e ninguém avisou? Dois pesos e duas medidas» e «O Pedro foi expulso e a frase foi a mesma: ‘Quem manda aqui sou eu’», são também comentários que podem ler-se nas redes sociais do BB.
Veja o momento em que Rui é sancionado:
Internautas apoiam Jéssica F.
Os comentários sucederam-se ao longo das horas seguintes, com alguns internautas a aplaudirem Jéssica Fernandes por ter questionado o Big Brother sobre a diferença de castigos. Recorde-se que a concorrente sofreu uma nomeação direta depois de uma discussão com Renato.
«A Jéssica F. tem razão. Ela atirou com as garrafas para o chão, mas não tem culpa que a garrafa saltasse, portanto o Rui merecia ter nomeação directa. Agressão verbal é igual a física», escreveu um seguidor do reality show.
«Eu acho que o Rui Pedro foi ridículo. A Jéssica tem toda a razão. Ele devia ter sido nomeado, não devia ser líder, não devia ter imunidade e nem devia puder fazer nomeações futuramente. Aliás, esta suposta ‘decisão’ do Big Brother parece que até está a enaltecer a porcaria que o Rui fez. Para mim era expulsão na hora» e «Somos livres de dar a nossa opinião, e devemos fazê-lo, mas não se pode desrespeitar, destratar, humilhar alguém e dizer que é apenas uma opinião. Era expulsão direta» são outros comentários nas redes sociais do BB.
Seguidores falam em saúde mental e bullying
Para alguns telespetadores do programa, esta atitude Rui não foi apenas uma discussão e falam mesmo na defesa da saúde mental. «Se fosse por um iogurte expulsavam-no, mas foi só ‘vou-te massacrar até chorares todos os dias’. Ainda bem que a saúde mental vale pouco para esta estação», «Palhaçada, que programa vergonhoso! Para não perderem audiências vão alimentar agressão verbal e bullying num programa televisivo!»
«Só isto? Agressão verbal a uma mulher tem este desfecho? Existe muitas mulheres que sobrem deste tipo de agressões todos os dias! E este o exemplo que dão as crianças? Poupem-me! TVI no desespero das audiências!».
Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram